segunda-feira, 7 de julho de 2014

Músicos de Garanhuns criticam falta de apoio no Festival de Inverno

Hoje pela manhã, os forrozeiros Mourinha e Zezinho de Garanhuns estiveram no programa Manhã Total com Marcos Cardoso, na Rádio Marano, onde criticaram a falta de artistas de Garanhuns na programação do Festival de Inverno, em sua 24ª edição.

Este ano alguns dias foram cortados da programação pela Fundarpe em vários palcos, como o Pop, o Forró, o Instrumental e a Cultura Popular. Além disso, muitos artistas que foram habilitados e contactados para baixar caché, acabaram não sendo chamados.

Agora a pouco, no programa Musicamp de Zezinho na FM Sete Colinas, mais artistas mostraram seu descontentamento. Estavam lá, Gena de Altinho, Dema do Forró, Pedro do Forró Pesado, além de Mourinha. Fomos convidados e demonstramos nosso apoio por telefone. Já estão programadas outras entrevistas na cidade nas emissoras de rádio e até com canais de televisão. 

O prefeito afirmou que teria R$ 2 milhões para investir no FIG 2014. Comenta-se que a prefeitura vai arcar com os cachés de Fábio Jr. e José Augusto, e que poderia perfeitamente colocar mais artistas de Garanhuns na programação do festival, inclusive nos dias que a cidade estará sem movimentação em alguns polos.

Segundo Zezinho, a prefeitura pede para que o artista local baixe o caché, mas a questão não é financeira, pois os músicos de Garanhuns tocam por cachés quase irrisórios comparados com outras bandas de igual segmento que trazem de fora, mas é a vontade de participar de um evento desta importância, representar a cidade e a região, mostrando o valor dos artistas da casa. "Vem gente de todo canto e é uma oportunidade para o artista daqui mostrar seu trabalho" - disse o parceiro forrozeiro.

Esse ano está sendo o pior dos últimos tempos. Diminuiu drasticamente a participação dos artistas de Garanhuns, além da falta de transparência na seleção dos projetos.

"O Festival é o grande momento para Garanhuns e para o artista local, e a exclusão foi muito grande. Não é pelo dinheiro, não tem ninguém passando fome, mas pela importância de estar em um dos palcos. Faltou respeito aos artistas" - Disse Zezinho, apoiado por todos no estúdio.

Além do FIG, outros eventos de Garanhuns também foram criticados, que não têm dado oportunidade aos artistas locais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.