Lembram que registramos no blog que o deputado Inocêncio Oliveira participou de uma audiência pública em Serra Talhada sobre a possibilidade de se levar o curso de medicina da UPE para o Sertão? Pois bem. Então estão bem informados! E na manhã do domingo postamos que poderíamos ter novidade em Garanhuns ainda esta semana...
Ontem em Garanhuns, o mesmo deputado defendeu trazer o curso de medicina para o nosso Campus Universitário, que agora com a ampliação física em 16 salas, poderia receber o curso. Assim, o curso seria interiorizado em duas extensões da UPE, Garanhuns e Serra. Uma audiência já está sendo encaminhada junto ao governador, quando se levará a proposta para Eduardo Campos. Nesta audiência devem estar presentes os professores Pedro Falcão - diretor da UPE Campus Garanhuns, Carlos Calado, reitor da universidade de Pernambuco, Luciana Santos, secretária de Ciência e Tecnologia do estado, Luiz Carlos de Oliveira, prefeito de Garanhuns, o próprio Inocêncio Oliveira, e outros políticos presentes ontem no evento da UPE. Ficamos com a impressão que agora teremos o cumprimento de formalidades, pela forma do anúncio e pela viabilidade da proposta. (Vale ressaltar que sendo uma universidade pública, para o curso funcionar requer apenas autorização do conselho estadual de educação).
Ainda acreditamos que essa faculdade não inviabiliza a FAMEG, pensemos grande agora! Garanhuns com duas faculdades de medicina, uma pública e outra particular. Mais. Precisamos fazer com que a força política que agiu para o curso de medicina na UPE seja incrementada no pedido para a FAMEG, e mais, achamos que não deve ser mais com o Ministro da Educação, deve ser direto no Presidente Lula. Políticos representativos da nossa cidade como Armando Monteiro, Zé Múcio, Sérgio Guerra, Marco Maciel, Inocêncio Oliveira, Ana Arraes, Maurício Rands, Humberto Costa, entre tantos outros, devem ser chamados à responsabilidade de pedir ao presidente Lula esse investimento educacional para Garanhuns. Mas tem que ser direto no presidente, e que traga Dilma Roussef para reinaugurar a FAMEG.
A construção do bloco de 15 salas na UPE deve estar pronto em agosto de 2010. Tempo para viabilizar o curso. A informação aqui registrada vem corroborar o que foi notícia e o que foi sugestão aqui no blog nos últimos dias.