segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ao meu compadre Roberto Almeida


Tenho acompanhado nos últimos dias uma discussão no Blog do meu compadre Roberto Almeida, e vou tocar no assunto porque acho pertinente a todos os blogs, sejam de Garanhuns ou não, mas principalmente os que buscam fazer um trabalho sério.

Antes é preciso registrar e dar o aval ao profissional a quem reputo como um dos mais importantes jornalistas em atividade do estado de Pernambuco.

Estamos buscando criar formas de tornar os blogs rentáveis, como são os dos grandes portais de empresas de comunicação e de jornalistas renomados. É claro que com a referência regional, portanto sabemos que temos uma repercussão que é interessante para alguns meios da sociedade, um nicho de mercado feito por leitores formadores de opinião, o que torna esta labuta ainda mais complicada, porém satisfatória, pois todos sempre têm algo a dizer também, e isto pode vir através dos comentários.

Fui o primeiro que publicamente proibi os comentários anônimos, de vez em quando ainda deixo passar um ou outro, mas sei que o anonimato é a arma dos covardes. Por isso parei com eles.

Roberto, em nome da democracia, continua permitindo em seu blog, e isto possibilita que pessoas não identificadas critiquem as personalidades e instituições utilizando-se de expressões pejorativas. Algumas vezes depreciando seu blog e o próprio jornalista. Roberto Almeida buscou se explicar e o fez muito bem, mas creio que tudo estaria resolvido e longe dos olhares dos seus leitores se ele simplesmente não aprovasse tais comentários, pois não pode ele, depois de décadas de trabalho e de estar se expondo profissionalmente, discutir com quem ele nem sabe quem é!
Aqui, continuo recebendo comentários depreciativos sem identificação, mas deleto-os. Como disse, passa um ou outro. Confesso que dá até pra dormir melhor, e o blog fica mais limpo. Críticas sempre existirão, sei disso, e recebo algumas críticas, ainda bem que os elogios são maiores, até aproveito aos amigos que usaram palavras gentis nos comentários do Blog de Roberto. Saibam todos que não é fácil essa exposição que temos com os blogs.

Aconselho meu compadre a reconsiderar estes comentários anônimos, pois forçará um debate muito maior entre as pessoas que têm opinião e assinam por elas. Vai longe o tempo da ditadura em que o anonimato servia para esconder os desbravadores da liberdade política e de imprensa, portanto da informação. Hoje a democracia é plena, a presidenta eleita foi uma das torturadas por aquele regime, caiu a lei de imprensa e todas as pessoas são livres para expressar sua opinião, mas também são responsabilizadas civilmente pelo que dizem, pois existem reputações e vidas em jogo. E uma delas é do meu amigo, que revolucionou com competência e arte a comunicação garanhuense.

Meu Compadre, sei que não tenho sua experiência, mas ouça o conselho deste seu fã, não se exponha contraditando comentários anônimos, e peço mais, pense duas vezes antes de publicá-los, pois um ninguém pode estar difamando pessoas honestas e batalhadoras, as quais você teve a preocupação de citá-las em seu blog.
Outra observação é o Roberto utilizar o espaço dos comentários para responder, sendo ele o titular do blog. Deve ir com seus textos para a primeira página, as pessoas ficam esperando sempre um novo texto e não que ele retorne aos anteriores respondendo os anônimos.

Certa vez ouvi um conselho de Dr. Alcindo que fez esta observação, achei muito pertinente. Acredito que o debate é gerado pelas pessoas que se identificam expondo opiniões e não por aquelas que jogam pedras escondidas no anonimato.

Um abraço, Roberto! Avante!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.