Não existe uma fórmula exata para o crescimento de um Clube de Futebol. Mas a maioria delas passa pelas Divisões de Base. Atento a esta fórmula de sucesso, o Santa Cruz Futebol Clube formalizou um convênio com a Prefeitura de Garanhuns, através do projeto Prefeitura Presente, que contempla crianças e adolescentes com atividades de escolinhas de futebol.
“A secretaria de Comunicação Social e Esportes de Garanhuns elaborou um Projeto que tem um conteúdo social e esportivo extraordinário. E dentro daquilo que o Santa Cruz pensa, de Implantar Núcleos em outras cidades e em alguns bairros do Recife, esse Projeto caiu como uma luva”, registra o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, que estará em Garanhuns na próxima segunda-feira, dia 21, assinando o convênio juntamente com o Prefeito do Município, Luiz Carlos de Oliveira. A solenidade acontece defronte a sede da Prefeitura e tem inicio previsto para as 10h.
Segundo informações do secretário de Comunicação Social e Esportes, Carlos Eugênio, o Convênio prevê que todos os garotos que se destacarem no Projeto Prefeitura Presente, serão observados por profissionais do Clube da Capital e poderão realizar testes em Recife, podendo vir a integrar as Divisões de Base do Clube Coral. “O objetivo do Santa Cruz fundamentalmente é buscar jovens valores no Interior do Estado, que possam vir para participar das nossas divisões de base e num futuro próximo também participar do nosso time de profissionais”, complementa o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto.
SOBRE O PROJETO - O Prefeitura Presente contempla crianças e adolescentes com o oferecimento, totalmente gratuito, de assistência médica e odontológica; acompanhamento psicológico, bem como de todo o material esportivo necessário para a prática do futebol. Em todas as atividades, a garotada recebe lanche e tem acompanhamento de professores de educação física e monitores capacitados na prática esportiva.
Atualmente, o Prefeitura Presente se desenvolve com a modalidade futebol de campo masculino nas comunidades do Magano; Boa Vista, Cohab 2, Indiano, Liberdade, Manoel Chéu, Dom Helder Câmara (Cohab 3) e no Parque Euclides Dourado, em Heliópolis. O Projeto também conta com Núcleos de Futsal feminino nas comunidades da Cohab 3 e Magano, além de uma Unidade de Futsal Masculino no Conjunto Habitacional Lula 1 e 2. Atualmente, 800 crianças e adolescentes na faixa etária entre 8 e 16 anos são atendidos, oriundos de oito localidades de Garanhuns.