domingo, 28 de agosto de 2011

Encontro de blogueiros em Bom Conselho

Wagner Marques, este, Altamir Pinheiro, Zé Carlos e Renato Curvelo (foto: Raimundo Lourenço)

Estivemos na Terra do Papacaça neste domingo em um agradável encontro regional de blogueiros. Gente de Bom Conselho, Terezinha, Capoeiras, Brejão, Garanhuns, Arapiraca e Recife. Estivemos representando nossa cidade ao lado dos amigos Wagner Marques e Altamir Pinheiro.

Na pauta, duas palestras, o dr. Renato Curvelo falou sobre o anonimato e o jornalista Magno Martins fez uma breve introdução em vídeo sobre seu blog e depois trouxe dados do mundo da internet e principalmente do crescimento do jornalista na grande rede de computadores.

O blogueiro Cláudio André fez uma excelente organização do encontro que aconteceu no Educandário Menino Jesus de Praga, que foi bastante elogiado por sua estrutura.

Tivemos uma participação ativa no encontro, principalmente discordando do Dr. Renato que incentivou o anonimato em sua explanação, sem mostrar a responsabilidade solidária do blogueiro nos crimes de injúria, calúnia e difamação, nos comentários anônimos. Depois, Magno Martins foi mais a fundo na questão e disse que pela responsabilidade com a informação e evitar atitudes consideradas crimes pelo código penal, está buscando identificar seu leitor e que está pedindo até o CPF dos seus comentaristas, este procedimento isto já o eximiu até de processos.

Ao final, foi também discutida a criação de uma associação, mas pela visão plural dos mais de 40 blogueiros presentes, e pelas diversas impressões sobre a atividade, a questão ficou para ser melhor discutida em outra oportunidade. Alguns, como Zé Carlos, são totalmente contra a institucionalização e associativismo em corporações, já que a atividade tem justamente a característica de não se ater ao formalismo da imprensa atual e a liberdade do blogueiro no mundo virtual.

Por outro lado, outros blogueiros vêem a necessidade de se profissionalizar a categoria e buscar garantias e segurança jurídica, e isto seria mais ágil e competente com uma entidade representativa.

A participação do Adriano Roberto que faz o programa Frente a Frente com o Magno Martins, assim como diversos blogueiros como Zé Carlos da AGD, Altamir, Wagner e o próprio Cláudio André, enriqueceram o debate.

Várias empresas da cidade patrocinaram o evento, oferecendo produtos e possibilitando um encontro muito agradável nesta manhã de domingo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.