Como faz todos os anos, o deputado federal Raul Henry (PMDB) esteve, no último domingo (18), no município de Exu, Sertão do Araripe, para participar da festa em homenagem ao aniversário do cantor Luiz Gonzaga, no Parque Aza Branca (é com z mesmo). Na ocasião, o parlamentar anunciou uma emenda ao Orçamento da União no valor de R$ 200 mil, que colocou para o local.
Logo que chegou, Raul prestigiou a missa celebrada pelo bispo Dom Magno Henrique Lopes, à sombra do Juazeiro. Em seguida, visitou a casa do Rei do Baião, em companhia do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB). Na oportunidade, o deputado aproveitou para dar um abraço na cozinheira de Luiz Gonzaga, Dona Raimunda, posar para foto com Joquinha Gonzaga, sobrinho do Gonzagão, e entregar o documento referente à emenda a Béba, presidente da ONG Aza Branca. “São recursos para obras de recuperação e restauro do Parque, que serão executadas pelo Iphan”, explicou Raul.
Depois de almoçar no Bar do Luiz, onde se encontrou com Zé do Mestre, que fazia os chapéus de Luiz Gonzaga, Raul Henry retornou ao Parque Aza Branca, para assistir aos shows de artistas locais.
Parque Aza Branca
Comprado pelo próprio Luiz Gonzaga, com o objetivo de servir de memorial dos ritmos nordestinos, o Parque Aza Branca é formado pela casa grande de Luiz Gonzaga; uma casa menor construída para o pai, Januário; palcos para shows; pousadas para artistas, refeitórios; o Museu e Mausoléu do cantor. O Parque é considerado um dos mais significativos locais de preservação da memória do Rei do Baião.
.
AGORA COMIGO: E por falar nisso. Cadê aqueles R$ 300 mil para o Museu de Lula? Ninguém falou mais nada. A verba teria sido conseguida por Fernando Ferro. Creio que não foi liberada, mas se deixar esfriar, e ninguém cobrar, acaba-se esquecendo, deixando pra lá, e aí é que não sai mesmo.