sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

HÁ UM ANO: Investimentos anunciados para Garanhuns. Meta 2013: Destravar o desenvolvimento.


O texto abaixo foi escrito há exatamente um ano. De lá pra cá, vejamos como andam alguns dos investimentos, públicos e privados anunciados para Garanhuns.



Nos últimos anos Garanhuns recebeu vários investimentos, muitos deles muito importantes como o curso de Medicina na UPE, instalação do IFPE, Novas agências do Banco do Brasil e CAIXA, Curso de Engenharia, etc. Entretanto, muitos anúncios foram feitos, tanto na iniciativa privada quanto na pública, e nós ainda estamos aguardando. Alguns estão sendo levantados como o Centro de Convenções do SESC, que está ficando explêndido, e a agência do Bradesco na Av. Rui Barbosa. Outros, parecem estar guardados em alguma gaveta por aí.

Precisamos buscar, inquirir, participar e destravar o desenvolvimento da cidade.

Seria bom que em 2012, agora 2013, houvesse um esforço concentrado no sentido de alavancar essas importantes iniciativas para Garanhuns, que juntas podem melhorar nossa situação de emprego e renda.

FAMEG - Aguardando liberação do MEC.

Centro de Convenções do SESC - Em construção, e está ficando espetacular.

Museu de Lula - Foi anunciado que Fernando Ferro haveria conseguido R$ 300 mil pra a criação do Museu do Imigrante, que teria a homenagem ao ex-presidente Lula, e que portanto, passou a dar nome à instituição. Ninguém falou mais nada.

IFPE - Após longo tempo parado por conta de falência da construtora anterior, o prédio do Instituto Técnico Federal foi levantado e está em funcionamento, cumprindo sua função de formação técnica profissional em áreas muito importantes para o desenvolvimento regional.

Duplicação da BR 423 - A própria presidente Dilma e o governador Eduardo Campos afirmaram desejar entregar a duplicação no final de 2014. O projeto já foi concluído, e deve entrar em fase de licitação para duplicação propriamente dita. Aguarda-se para os próximos dias o anúncio oficial.

Centro Tecnológico do Clima - Anunciado no final do ano passado pelo governo do estado, seria um centro para estudo climático internacional, inclusive com ligação com a ONU. Foi assunto nos principais jornais da capital, e aqui no blog, mas não se falou mais no assunto. Seria interessante os representantes políticos da cidade resgatarem o projeto.

Centro Tecnológico da Bacia Leiteira - Um investimento a ser feito no antigo prédio do Bom Pastor, que vem sofrendo uma deteriorização histórica. Bem localizado agora devido principalmente a Universidade Rural e a rota das indústrias agropecuárias, o Centro com seus estudos buscaria um melhoramento contínuo da nossa produção.

Museu do Queijo - Interligado ao Centro Tecnológico, o Museu do Queijo é um investimento pedagógico-turístico que evidenciaria o Agreste Meridional como grande produtor quantitativo e qualitativo, melhorando para todo o país a imagem regional. Alguns queijos têm uma identificação muito grande com as regiões onde são produzidos, o Museu do Queijo daria esta identidade a Pernambuco, e mais precisamente ao Agreste. Assim como o Centro Tecnológico, parece estar engavetado, embora, já tenha havido até notícias de que verbas estariam sendo liberadas para suas construções.

Praças (Relógio das Flores, D. Moura e Irmãos Miranda) - Aguardando liberação de verbas do governo federal, de um projeto de turismo para a cidade. A Praça Tavares Correia foi reformada com recursos próprios da prefeitura. A Praça Dom Moura vem sendo reformada pela atual administração à custa de participação de empresários e voluntários. A Praça Irmãos Miranda, que teve a reforma iniciada e parada por dois anos, foi entregue sem conclusão, com problemas infraestruturais para a população que utiliza os terminais de ônibus no local. 

Parque de Exposições da Boa Vista - A ideia é recente, veio à princípio do ex-vereador Mário Faustino e rapidamente ganhou defensores como Dr. Ivan Rodrigues, que conseguiram informalmente dos secretários de estado Ranílson Ramos da Agricultura e Danilo Cabral, das Cidades, a autorização para a reforma e até uma Academia das Cidades para transformar o Parque de Exposições em uma área de lazer, um novo parque público para Garanhuns. Como não andou, o vereador Sivaldo Albino entrou agora com requerimento na Câmara de Vereadores para oficializar o pedido.

SAMU - Já anunciado, demorou mais de um ano devido aos processos de licitação de ambulâncias e adequação dos locais que servirão de base. Está tudo pronto, e pode ser inaugurado em março.

IML - O próprio Secretário Wilson Damásio, há mais de um ano, anunciou que o IML de Garanhuns sai em 2013.

Complexo de Polícia Científica - Na verdade, a ideia para Garanhuns é um Complexo de Polícia Científica que abrigue o IML, O Instituto de Identificação e o Instituto de Criminalística, voltado a investigação. Imagino estarem juntos no projeto para 2013.

Batalhão dos Bombeiros - Aproveitando o antigo Detran, próximo ao Parque Euclides Dourado, os bombeiros aguardam o final da reforma para a mudança, porém muitas pessoas estão achando o espaço pequeno para abrigar o Corpo de Bombeiros da cidade. O prédio aparentemente está com a reforma parada. (este é o mesmo texto de um ano atrás)

Expresso Cidadão - Instituição que ofecere serviços de cidadania, funciona na antiga cadeia da cidade, que foi derrubada para a construção de um novo prédio que acomode as novas funções. Passou muito tempo parado, devido problemas no terreno do local. Mas foi concluído, e hoje oferece um grande número de serviços à população, com diversas instituições públicas reunidas em mesmo lugar.

Shopping Center Garanhuns - Lançado com muita pompa, gerando muitas expectativas, o Shopping queimou várias datas de início divulgadas pelos próprios responsáveis, criando uma dúvida na cidade. Porém, segundo os gestores, tudo aconteceu por mudanças no projeto original, que acabou acrescido de novas lojas. Depois, houve a troca dos sócios empreendedores, e está para ter início ainda neste início de ano. No local, aparentemente, foi feita uma terraplanagem, mas não há sinais de início de construção. Um relançamento do empreendimento foi feito no final do ano passado.

G. Barbosa - No mesmo terreno do shopping, porém independente, estaria sendo levantado um hipermercado do grupo alagoano G. Barbosa, entretanto também não há sinais do início da obra.

Fábrica da Doces Popular - A indústria alimentícia lagoana instalou em Garanhuns sua nova unidade fabril. Houve uma questão que travou a instalação, que foi o terreno para instalação. Porém, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico na época, com Ornilo Lundgren resolveu e a fábrica está funcionando normalmente, e pretende nos próximos meses aumentar o mix de produtos feitos em Garanhuns.

Duplicação da PE-218 - Várias autoridades começam a buscar apoio para a duplicação da PE-218, no trecho Garanhuns-Bom Conselho. Ainda está no nascedouro, a ideia inicial do do ex-vereador de Bom Conselho, Carlos Alberto e, o fato do Secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento ser o majoritário na Terra do Papacaça, pode ser que o sonho se torne real, o que seria muito importante para o desenvolvimento da região. Vale lembrar que Brejão estará recebendo investimentos para o Distrito Industrial recém criado, o que aumentaria a chance de haver a duplicação. Mas ainda está em fase de luta política e nenhum grande representante local se manifestou ainda.

Teleférico - Projeto do governo do estado pretende implantar teleférico em algumas cidades do interior. Garanhuns recebeu equipe técnica para estudo de prováveis locais que poderiam abrigar.

Festival de Inverno de Garanhuns - Projeto dá título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Está nas mãos do senador garanhuense Rondolfe Rodrigues.

Call Center da CAIXA - Depois de muita luta, a ideia foi arquivada

Secretarias da Mulher, Juventude e Segurança Pública e Trânsito - Foram promessas de campanha de Izaías Régis, que já teria inclusive as pessoas para assumir desde o ano passado. Eliane Simões, Johny Albino e Ana Rossine, que está na AMTT enquanto a secretaria não é criada.


Tem ainda outros compromissos de Izaías como o Centro de Saúde da Mulher, mas vamos deixar estes um pouco mais pra frente, quando citaremos por área, os compromissos do novo governo.

.
Devo, certamente, ter esquecido muitos outros, espero que vocês me ajudem a lembrar!


Publicado originalmente em 13/01/12 atualizado em 14/02/13

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.