segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A volta da Oktoberfest em Garanhuns


Não tem nada certo, mas no recente debate da volta de alguns eventos em Garanhuns, fomos ao facebook coletar algumas opiniões sobre a Oktoberfest, uma festa realizada há alguns anos na Esplanada Guadalajara (ironicamente a última feita foi em um mês de novembro), baseada na festa alemã regada a muita cerveja e música. A principal crítica é a falta de identidade com a região, principalmente Garanhuns, que não tem traços alemães. Por outro lado, a necessidade de se buscar eventos que movimentem nossa economia turística é sempre salutar, por isto, algumas sugestões buscam recriar a Oktoberfest enaltecendo nossas características, como cidade com potencial produtora de flores, além de criar palco para os artistas locais.

Alimentando o debate, trazemos algumas opiniões:
.
Sandro José Gama Correia Esse nome Oktoberfest é ridículo para um evento em Garanhuns. Tem alguma colônia alemã na cidade? Até para incentivar o cultivo das flores,já que a cidade tem o titulo de cidade das flores e quase nada é cultivado.Poderia inclusive, ser a celebração da colheita das flores, um evento onde pudesse se expor o trabalho dos cultivadores.Inclusive já sugeri isso a Bartó uma vez.

Cristiane Correia de Lima Uma Oktoberfest novamente seria a ressurreição da Garanhenta com todos os seus males. Também voto pela incentivo aos bons festivais que já fazem muito sucesso aqui.

Cesar Galvao Capito Essa é uma festa que tem muito haver com nosso perfil europeu, a ideia deve ser trabalhada e executada, seria um diferencial para nossa Garanhuns.

Cleverton Anderson Qualquer evento que valorizasse a cultura, principalmente a local, é bem vindo.

Klebia Sampaio Essa sugestão de um festival que de certa forma valorizasse o nosso título de cidade das flores é muito interessante, mas por outro lado, carecia de um incentivo para o plantio das flores, sei que algumas pessoas já cultivam e comercializam,mas acredito ser em uma escala pequena, incentivar outras pessoas seria um bom canal para expandir a variedade de flores e sua comercialização. Mas a sugestão é boa demais!

Audálio Ramos Machado Filho Concordo com a festa, não concordo com a logo "Oktoberfest" que tem a ver com a cultura alemã no sul do País. Acredito que podemos criar algo novo, vendo as tendências atuais da juventude, da cultura, do entretenimento. Tenho certeza que a festa será bem vinda, principalmente se valorizar a nossa cultura nordestina e a boa música que também é feita aqui por Lucas, Revoredo, Hercinho, Nando Azevedo, Tropicana...

Instituto Garanhuns Ihgg A idéia de Klebia Sampaio é muito boa: valorizar a produção de flores, nossa identidade. Resgatar também o nosso patrimônio material e imaterial: Água Mineral, Frio, Altitude, Educação...

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.