domingo, 26 de fevereiro de 2012

O plano B

Caso não vingue a candidatura de Antônio João, para onde caminhará o PSB? Há um plano B?

Comecemos com Givaldo Calado, que tem se colocado como o anti-João. Pela forma como enfrentou a decisão estadual, acredito, sinceramente, que o PSB na capital e o próprio governador não aprovariam a candidatura do empresário. Não por falta de condições, Givaldo tem até se movimentado bem, mas por ter colocado água no chopp do projeto que nasceu de cima pra baixo. Givaldo foi ousado, corajoso, mas foi além, ao constranger o governador enviando-lhe uma carta e abrindo para a imprensa e, consequentemente a população. Eduardo não se pronunciou ainda sobre Garanhuns, e pode ter se sentido pressionado. Os dirigentes do PSB não devem estar muito satisfeitos para encampar esta nova candidatura de Givaldo. É o que acho! No entanto, o empresário segue otimista.

Givaldo seria a primeira escolha para o plano B, caso tivesse se colocado somente como opção, e não como guerreiro do contra.

O PSB teria agora portanto duas alternativas e vários nomes.

A primeira seria procurar ainda dentro da legenda alguém que pudesse representar o partido e aglutinar, juntar os cacos e os aliados. Seria agora uma espécie de terceira via entre Antônio João e Givaldo. Não é fácil pois muita gente já se afastou, porém se viesse como missão, quem sabe... podia ser... Voltamos então àquela lista que todos já conhecem... Nivaldo, Pedro, Ivo, Márcio, Ivan, Paulo, etc. Alguém que pudesse unir os vários lados.

A segunda seria procurar um bom nome nos partidos aliados, mas não tem muitos agora no jogo. Todos foram tratados como oposição, dentre eles, e principalmente, Izaías Régis, ou qualquer um com a chancela do prefeito Luís Carlos. O resultado da ação do PSB foi afastar todo mundo, unindo do outro lado, como Silvino, Zé da Luz e o próprio prefeito.

E aí vai uma observação sobre Zé da Luz, a opção mais forte e próxima do PSB. É certo que ele demonstrou estar magoado por ter sido preterido da indicação oficial em detrimento de Antônio João, e ele gostaria que fizessem com ele o que estão fazendo com o prefeito de Lajedo, apoio irrestrito e incondicional, principalmente para quem figurou como líder nas pesquisas.

Como não veio e o PSB deixou Zé da Luz solto, naturalmente ele se aproximou ao grupo com quem esteve na última campanha, principalmente Silvino Duarte.

Mas se Zé da Luz tinha aguardado até agora para se pronunciar, aliás, nem isso ainda, tivesse aguardado mais um pouco, pois esta campanha poderia ainda cair no seu colo com o apoio palacial. Com a aproximação ao PSDB de Silvino, dificulta que Zé da Luz seja o plano B neste momento.

É certo que a campanha caminha para ser plural, ter várias candidaturas, mas nada se decidirá agora.

Os outros pré-candidatos e seus grupos neste momento demonstram estar melhor junto a população. Os grupos de Luís Carlos, de Silvino Duarte (Aurora), de Izaías Régis, de Zé da Luz e também do vereador Sivaldo Albino. (Tem ainda Paulo Camelo)

Portanto, os erros do PSB estadual dificultaram até o plano B, se é que ele ainda será possível.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.