sábado, 25 de fevereiro de 2012

A onda dos boatos políticos ganha a internet

Antônio João desistiu da disputa. Zé da Luz é ficha suja. Izaías vai se candidatar a deputado federal para apoiar Antônio João. Silvino vai apoiar Zé da Luz. etc, etc, etc...

Quase todos os dias os blogs de Garanhuns estão sendo torpedeados com uma série de e-mails com pseudo-informações do mundo da política na cidade, na clara intenção de criar falsas notícias que prejudiquem alguns candidatos. Já não bastavam os comentários anônimos e votos automáticos nas enquetes.

Ontem recebemos a notícia dos ficha-suja, que teria saído no Diário de Pernambuco, nele estaria a relação onde constavam Zé da Luz, Bartolomeu Quidute e Silvino Duarte. Enviada por Jorge Sampaio, que até brincou colocando o mesmo sobrenome de Zé da Luz, principal prejudicado na informação equivocada.

Procuramos nas páginas do jornal, nada. Procuramos no de ontem, nada. Aí vimos a data, 2010.

Não publicamos, pois já não era atual. Zé da Luz resolveu sua situação no STF.

Os interessados por determinadas candidaturas começam a descobrir que a classe blogueira tem grande potencial de formação de opinião, e alguns profissionais de Garanhuns têm canal aberto com jornalistas de Recife, então estão "plantando" notícias, e alguns colegas blogueiros estão, sem querer, caindo no jogo. Algumas pessoas estão usando de má-fé com os blogueiros, então devemos redobrar a atenção.

Os e-mails são anônimos ou com utilização de pseudônimos, criando um ambiente factível.

Alguns blogs sem identificação estão sendo criados também, para que misturados com os tradicionais, possam burlar a credibilidade, dando notícias favoráveis a Sicrano e Beltrano.

São as famosas "piruas", que agora ganham a internet, no novo mundo da informação.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.