Durante este mês de março, serão ofertados três cursos que beneficiarão membros das Comunidades Quilombolas de Garanhuns. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social, através do CRAS Quilombo. O curso de Bordado será desenvolvido junto a 20 costureiras da Comunidade do Tigre. Na localidade, também será iniciada a Escola de Percussão do CRAS Quilombo. Já o curso de Pintura, que será ofertado em parceria com o Projovem, será realizado nas Comunidades do Castainho e Estivas, contemplando 40 jovens das referidas localidades, que já contam com o projeto “Quem Conta um Conto – Valorização da Identidade Negra e Quilombola”.
QUEM CONTA UM CONTO - A ação beneficia crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, oriundas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e acontece em parceria com o Projovem. A idéia é que a Comunidade se reconheça, conheça sua história e sua importância para o Brasil e para o município de Garanhuns.
As atividades do Projeto acontecem na Biblioteca da comunidade, de segunda a quinta-feira, nos horários de 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, paralelo às atividades escolares. O trabalho é desenvolvido junto a 50 crianças e adolescentes, sendo composto por quatro módulos: Produção de texto; Contação de histórias; Teatro/dança e música; e Pesquisa orientada. Os módulos são ministrados por cinco instrutores.
“Nós observamos que tanto as crianças quanto as famílias estão engajadas nessa oportunidade de descobrir suas origens. O que tem nos deixado otimistas e certos de atingirmos todas as expectativas”, declara a coordenadora do CRAS Quilombo, Thaysa Vilanova.