quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estudantes de medicina consideram Nota da Secretaria de Ciência e Tecnologia insatisfatória

Recebemos do CAMUP - Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano, entidade que representa os estudantes de medicina em Garanhuns, uma avaliação da nota divulgada pela Assessoria de Comunicação da SECTEC - Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, que responde pelas instituições de ensino superior. A nota oficial já foi publicada aqui no blog.

Segue agora a avaliação da entidade estudantil.

.
"Apesar de não satisfatória, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco respondeu à reportagem do JC e à Nota de Esclarecimento do CAMUP:

1. Discorre apenas sobre a questão do quadro efetivo de professores tratada por um Grupo de Trabalho designado e que só começou suas tarefas em 2012. É bom lembrar que o curso de medicina da UPE-Garanhuns foi pensado em 2010, culminando com o anúncio das 40 vagas no vestibular daquele ano;

2. Não determina prazo/data para concurso para professores;

3. Não responde sobre os problemas estruturais do curso, como a falta do prédio com salas e laboratórios equipados, inclusive com peças anatômicas naturais, de forma a atender ao curso de medicina.

4. Não responde sobre a vinculação do HRDM à administração da UPE e a sua adequação a Hospital-Escola nos moldes dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Entendemos que a SeCTec tem boa intenção em solucionar nossos problemas. Contudo, a resposta ainda não foi suficiente para elucidar todas as necessidades estruturais do nosso curso médico, a começar pela inexistência de data para o concurso para quadro efetivo de professores.
 
A educação médica de qualidade e a efetiva expansão da Saúde para o interior de Pernambuco passa pela real estruturação do curso de Medicina da UPE-Garanhuns na medida em que oferece suporte essencial para a qualificação médica. É isso que tornará o Agreste Meridional em um pólo médico capaz de abarcar toda a demanda de pacientes do próprio interior – que, atualmente, busca assistência médica no leste pernambucano – e, assim, desafogar o Sistema de Saúde da Região Metropolitana do Recife.

Garanhuns-PE, 24 de abril de 2012.

ComECE.

(Coordenação de Comunicação, Eventos, Cultura e Esportes do CAMUP - Centro Acadêmico de Medicina Ulysses Pernambucano)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.