Interessante este PT pernambucano. Tem duas lideranças naturais para concorrer à prefeitura de Recife. Uma ocupa o cargo, e tem legitimidade para querer disputar a eleição, sentado na cadeira. Não fez uma administração espetacular, mas também não é o desastre que todos tentam fazer parecer, principalmente seus próprios companheiros de partido. O problema de João da Costa foi ter perdido consistência política, se é que algum dia teve.
O outro é imbatível. Com ele seria uma vitória tranquila, toda e qualquer pesquisa dá sempre mais de 40% de intenção de votos para João Paulo, o ex-prefeito, mas o próprio PT não quer. Divergências internas. É interessante, todo partido quer ganhar eleição. O PT tem o nome que o povo quer e não coloca para disputar.
Assim, surge uma terceira via, para tentar apaziguar os ânimos. João Paulo, na dúvida entre disputar na convenção ou apoiar Rands, deve ficar com a segunda opção.
Fizemos uma enquete para saber, e colocamos também o nome do senador Humberto Costa, sempre citado como opção para aquietar todo mundo.
Mesmo assim, e longe de lá, deu João Paulo, com quase a soma de quaisquer dois dos outros! Confiram:
Quem deve ser o candidato do PT na capital pernambucana?
João Paulo 95 (33%)
Maurício Rands 57 (19%)
Humberto Costa 51 (17%)João da Costa 50 (17%)
Outro 34 (11%)