Produtores e produtoras familiares de 11 cidades do Agreste Meridional e Central criaram, em parceria com o ProRural e outras instituições governamentais, o Fórum Territorial da Rede Produtiva do Feijão.
A iniciativa faz parte do Programa Territórios Produtivos, do Governo de Pernambuco, que visa a promover a estruturação das principais cadeias produtivas do estado, com ações integradas que articulam políticas públicas, investimentos e parcerias para o fomento da agricultura familiar.
Por meio da criação do Fórum Territorial Produtivo do Feijão, os produtores e produtoras de Angelim, Calçado, Canhotinho, Jucati, Jupi, Jurema, Garanhuns, Lajedo, São João, Ibirajuba e São Bento do Una centram suas atenções para o trabalho organizado e articulado, em que a meta é fortalecer o setor e elevar o nível de produção e renda dos agricultores e agricultoras familiares. Este território é responsável, segundo o IBGE, pela produção de 31 mil toneladas/ano (equivalente a 40% da produção do Agreste). Com destaque para o cultivo dos feijões Carioquinha, Macassar e Preto.
fonte: