segunda-feira, 18 de junho de 2012

ACREDITEM: Paulo Maluf apoia PT e PSB em São Paulo.


Lá pelo final dos anos 80, quando aprendíamos sobre política no movimento estudantil, a corporização de tudo que não presta era o governador paulista Paulo Maluf. Endemonizado pelo PT e os demais partidos de esquerda como líder autoritário de direita, opressor e ladrão, aliás, vem daí sua fama de rouba mas faz. Era corrupto, alheio aos movimentos sociais, colocava a polícia nas ruas para bater em manifestantes, inclusive os sindicalistas neo-petistas de então, como o próprio Lula. Outros nomes da direita como José Sarney e Fernando Collor, eram responsabilizados pelos desmandos da administração pública brasileira, e consequentemente, o atraso nacional. Somava-se a isto, o histórico de apoio à ditadura militar. Por isso, político que tivesse apoiado o regime era pra ser defenestrado. Esse era o PT.

Hoje tudo mudou, o PT aceita todo tipo de apoio, menos do PSDB, que historicamente e até ideologicamente, têm mais afinidades. O PSDB nasceu para ser mais esquerda que o PMDB, o partido que virou o centrão nacional, e o PT para ser a defesa do trabalhador, não representado pelos políticos de então, porém contou sempre com o apoio de intelectuais, junto ao movimento sindical. Bem, PT e PSDB têm mais pontos em comum que se imagina, pois foram passos adiante no bipartidarismo que já não avançava nas mudanças estruturadoras da democracia brasileira. Eram a evolução.

Porém, o que antes era proibido e seria motivo até de expulsão pensar numa aproximação com a direita, tornou-se natural e parece que até incentivado. Antigos líderes de direita, para não perder a aproximação com o poder, hoje aliam-se ao Partido dos Trabalhadores, e a governos de outros partidos aliados, sem maiores constrangimentos ideológicos. Aliás, a criação do PSD de Kassab foi uma porta de saída da oposição para a entrada no governo federal. Muita gente aproveitou pensando nisso, e claro, não perder seus mandatos.

Mas juntar Lula, Luíza Erundina e Paulo Maluf no mesmo palanque e fazer de conta que o passado não existiu, ou que foi tudo desculpado, é dose além da conta. Maluf está na lista dos mais procurados da Interpol, tem milhões no exterior roubados da população brasileira, todo mundo sabe disso, no entanto continua deputado federal, manda e desmanda no seu partido e agora vai apoiar Fernando Haddad para prefeito, que tem na vice Luíza Erundina, do PSB, que foi prefeita de São Paulo pelo PT, numa época de rivalidade política sem igual, onde o PT representava a ética e o Paulo Maluf era o ser do mal a ser extirpado da vida pública brasileira, ver esse balaio de gatos, coloca uma enorme interrogação na cabeça de qualquer um.

A explicação é o patrimônio eleitoral de Maluf, pois muita gente em São Paulo ainda acha que o ex-governador é inocente e tem sido perseguido injustamente. Outros sabem de tudo, mas aprovam seu jeito ladrão de administrar, realizando obras de grande vulto e mandando dinheiro para o exterior.

Erundina está constrangida. Não é pra menos. Como explicar? Será que o apoio que vai de encontro a tudo que se defende vale a pena, somente pelos dividendos eleitorais?

E outra coisa, se estão juntos, é por que vêem que agora têm objetivos em comum, têm o mesmo ponto de vista e portanto, programa de governo. Poderia acontecer então do contrário, vermos o apoio de Erundina, do PSB, do PT, de Lula e Dilma a Paulo Maluf?? Bem, se estão no mesmo palanque, é porque imaginam compartilhar das mesmas ideias. Ou não?

O PT brigou feio para apoiar Roseane Sarney no Maranhão. Como ficam os petistas históricos?

De fato, ver que a ideologia ficou para trás ante os acordos pelo poder, macula a inocência e o estudo sobre política. E não venham dizer que é o novo mundo que aproxima os contrários e faz muitos mudarem de lado. Sei não, acho que é somente a luta para conquistar e permanecer no poder, pois muitos dos nossos ídolos passaram toda a vida em um lado só, defendendo as mesmas causas e com o mesmo discurso.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.