sexta-feira, 1 de junho de 2012

Confira a reportagem do JC sobre o protesto dos estudantes de medicina da UPE-Garanhuns nesta sexta-feira em Recife

cf59860674346c9872210e8ed070ed07.jpg

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta (1) para anunciar as novidades do vestibular 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE), 30 alunos do curso de medicina de Garanhuns da UPE protestaram contra a atuação situação do curso. Carregavam faixas e realizaram um apitaço.

Desde segunda-feira (28) os estudantes decretaram greve e esperam um posicionamento da reitoria. De acordo om o estudante Breno Moura, do segundo período, a política do estado de expansão dos cursos para o interior é boa, mas não concorda que seja a qualquer curso e sem qualidade. "Eles usaram 40 sonhos na aula inaugural e depois noa abandoram", lamenta o estudante.

A reclamação dos alunos diz respeito à falta de laboratório equipado com peças anatômicas naturais e artificiais. "As artificiais foram licitadas depois que iniciamos o curso e chegaram só na sexta passada". Além disso, os estudantes se preocupam com a falta de Hospital Escola onde terão que realizar atividades no início de 2013. O governo do estado analisa que o Hospital Regional Dom Moura sirva para esse propósito, mas os alunos afirmam que as negociações estão paralisadas.

Dos 40 alunos que iniciaram o curso de medicina em Garanhuns, 39 seguem até hoje, mas, de acordo com Breno Moura, 15 já pensam em desistir por conta da falta de infraestrutura. Ele é um deles. "A gente já tentou vários diálogos, mas até agora não apresentaram nenhuma solução".


Alunos vieram a Recife por conta própria e especialmente para o protesto

 
De acordo com o vice-reitor da UPE, Rivaldo Albuquerque, que falou com a reportagem do Jornal do Commercio, o recurso financeiro para construção de mais salas de aula para o curso já está garantido. Dentro de 15 dias será aberta a licitação para definir qual empresa ficará responsável pela execução do trabalho. Quanto ao convênio com o Hospital Dom Moura, ele afirmou que a questão está sendo resolvida em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde para transformar a unidade em hospital universitário.

“O curso tem apenas um ano de duração e as necessidades vão sendo resolvidas aos poucos. O concurso para contratar novos profissionais será lançado em breve e também vai atender a unidade de Garanhuns”, afirmou o vice-reitor da UPE ao Jornal do Commercio.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.