Centenas de artistas se apresentarão em cerca de 20 polos, estruturados para abrigar ações de música, literatura, dança, circo, teatro, cultura popular, cinema e muitas outras formas de arte para esta edição do festival. Só as atrações musicais somam cerca de 230 nomes, escolhidos a partir de uma convocatória, aberta a artistas de todo o país, e de convites. Isso confere ao FIG uma maior diversidade, aspecto que também se une a uma preocupação crescente com a qualidade do festival.
Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, o FIG firmou-se como um mecanismo de fomento à cultura, ao turismo e à economia pernambucana.
Novidades
Entre as principais novidades do FIG 2012, está a utilização dos conceitos de sustentabilidade, empreendedorismo e acessibilidade como pontos norteadores da realização do evento. Funcionando de maneira articulada, a tríade surge, pela primeira vez, como norteadora do festival, costurando as ações com iniciativas voltadas à difusão de novos valores entre a população local e seus visitantes.