segunda-feira, 16 de julho de 2012

Secretária de Ação Social e Cidadania de Bom Conselho recebe prêmio nacional




A Secretária de Ação Social e Cidadania, Paula Frassinette, recebeu neste fim de semana, em Florianópolis, Santa Catarina, o prêmio de uma das melhores Secretárias do país na área de inclusão social e sustentabilidade. Paula recebeu a premiação das mãos da Miss e do Mister Brasil pelo estado de Santa Catarina. Durante a premiação, a Secretária falou sobre os projetos da Prefeitura de Bom Conselho na área de sustentabilidade social e relatou as experiências já realizadas no município, que lhe renderam o prêmio.
Sobre os trabalhos premiados: 
Cerca de 24 mil garrafas que foram recolhidas da natureza fizeram parte da culminância de um curso promovido no ano passado pela Prefeitura Municipal de Bom Conselho que ensinou jovens e adultos a utilizarem material reciclável. Com as garrafas, os participantes da oficina ornamentaram o período natalino da cidade. A decoração toda feita através do material reaproveitado ficou conhecida em todo o estado e foi considerada uma das mais bonitas de Pernambuco. Jornais e Sites do país mostraram a decoração.
Ainda com as Garrafas Pet, moradores do Bairro São Rafael participaram de uma oficina e aprenderam a utilizar o material. Com a experiência deles, a Secretaria de Assistência Social junto com a comunidade criou uma fábrica de vassouras. O produto é vendido no comércio de Bom Conselho. Esse projeto ainda incluiu campanhas educativas em escolas públicas e privadas para conscientizar os estudantes sobre a preservação do meio ambiente. Dessa forma, foram recolhidas cerca de 11 mil garrafas pelos estudantes. Em uma gincana, as escolas que mais conseguiram o material receberam premiação.

Para gerar renda para famílias carentes, a Secretaria de Assistência Social também utilizou a sustentabilidade. Quatorze mulheres participaram de uma oficina para criar um sabão próprio. Depois de reaproveitarem óleo usado de lanchonetes e restaurantes de Bom Conselho, elas produzem o Sabão Vitória, vendem em feiras, eventos e continuam tendo lucro comercializando o produto na feira livre da cidade todos os sábados.

Paula Frassinette de Lyra Tenório é Secretária de Assistência Social desde outubro 2009.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.