sábado, 14 de julho de 2012

Tudo sobre o Teatro no Festival de Inverno 2012


Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que está sendo pintado neste FIG


Com temáticas variadas e grupos de diversas partes do País, a programação de teatro do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) se iniciou na sexta-feira (13) e segue até o dia 21 de julho. As apresentações acontecem no Teatro Luiz Souto Dourado, na Praça Dom Moura, bairro de Santo Antônio, sempre às 19h. Abrindo a programação, a Cia. Animé (PE) apresentou “As levianas em cabaré Vaudeville”, um divertido espetáculo musical com características clown. As entradas são gratuitas e são distribuídas diariamente, a partir das 9h.

Neste sábado (14), o palco do Luiz Souto recebe uma peça diferente, com texto baseado em uma famosa tragédia, e atuação em cima de um estudo teatral que ainda soa incomum para muitos. Assim é “Ifigênia”, da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico (SP), que transforma a tragédia de Eurípedes a cada vez em que é apresentada. Baseada nos estudos que o grupo faz sobre a técnica “Campo de Visão”, o espetáculo anda no caminho das improvisações. O espetáculo estreou em março no Sesc Belenzinho, em São Paulo, onde cumpriu temporada até abril, reestreando em maio no Espaço Elevador, também na capital paulista, e vem sendo bastante elogiado.

“Trabalhamos há 12 anos com o Campo de Visão, e todos os nossos espetáculos têm essa característica, de alguma forma. É um exercício muito simples, que só tem uma regra: o ator só pode se mover se algo estivar acontecendo em seu campo de visão naquele momento. No 'Ifigênia' isso passa a ser linguagem cênica. Investigamos as possibilidades dessa prática em outro espetáculo, o 'Amor de Improviso', e agora estamos coroando esse processo”, explica o diretor da peça, Marcelo Lazzaratto.

A ação no palco acontece de forma tão dinâmica e complexa que todos os atores sabem o texto integral do espetáculo, e podem fazer qualquer personagem, a qualquer momento, sem perder o risco da narrativa. “É uma peça que vai descobrindo os caminhos de fazer de acordo com o público, com o momento, com sua sensibilidade. O ator está lá, na ponta da agulha, e isso é bem difícil, mas resolvemos correr o risco”, comenta Lazzaratto.

De acordo com o diretor, a sintonia entre os atores é tanta, que quem não sabe do processo acredita que a peça sempre ocorre da mesma maneira. “As pessoas que não sabem do que se trata simplesmente assistem a uma peça de teatro, tanto que algumas duvidam do improviso, e acreditam que foi tudo ensaiado”, explica. A sintonia na verdade estende-se por todo o grupo: até a iluminação e a trilha sonora são improvisadas, e mudam constantemente, a gosto dos seus diretores.

Fechando o final de semana para o teatro adulto, o grupo Teatro de Senhoritas, também de São Paulo, apresenta o espetáculo “Ana-me” no domingo (15).


Espetáculo “O marajá sonhador e outras histórias”, do grupo Os Buriti, de Brasília  (Foto: Mauro Kury / Divulgação )
Espetáculo “O marajá sonhador e outras histórias”, de Brasília. (Foto: Mauro Kury / Divulgação )



Infantil

O público infanto-juvenil também tem programação teatral, mas apenas neste primeiro final de semana, de 13 a 15 de julho. As apresentações acontecem no Parque Euclides Dourado, na Avenida Júlio Brasileiro, no bairro de Heliópolis, a partir das 16h30. Nesta sexta (13), o Grupo Diocesano de Artes, de Garanhuns, apresenta “Cinderela atrapalhada”.

No sábado (14), o grupo Os Buriti, de Brasília, traz para Pernambuco seu espetáculo “O marajá sonhador e outras histórias”. A peça envolve diversos tipos de arte, como música, literatura e contação de histórias, e é voltada para o público de todas as idades. Com direção de Eliana Carneiro, o espetáculo representou o Brasil em um dos maiores festivais de teatro infantil da Europa, o “Teatrália”, com diversas apresentações em Madri.

O enredo conta com seis histórias, que são narradas, dramatizadas e dançadas por Naira Carneiro, Guian e a própria Eliana Carneiro. Os textos “O Marajá Sonhador”, “O Peixinho Dourado”, “Adabran e o Fogo Sagrado” e “A Menina e o Gigante” são da própria autora. A sexta história, “Cobra Norato”, é adaptação do conto russo “Vassalissa”.

A grade infantil é encerrada pela Duas Companhias (PE), que apresenta “Caxuxa”. Elogiada pelo público e crítica especializada, o musical conta a história de crianças moradores de rua que resolvem não dormir durante uma noite, e sonhar acordadas com vidas diferentes. A companhia faz outro espetáculo no FIG, desta vez no Teatro Luiz Souto Dourado. A peça “Divinas” será apresentada na sexta-feira (20).

Confira abaixo a grade dos espetáculos adultos do Festival de Inverno de Garanhuns:

Sexta-feira (13)
As levianas em cabaré Vaudeville – Cia Animé (PE)

Sábado (14)
Ifigênia – Cia. Elevador de Teatro Panorâmico (SP)

Domingo (15)
Ana-me – Teatro de Senhoritas (SP)

Segunda-feira (16)
Prisão da minha vida – Cia. Teatral Carcará (PE)

Terça-feira (17)
O circo dos objetos – Cia. Mariza Basso Teatro de Formas Animadas (SP)

Quarta-feira (18)
Meire love – Grupo Bagaceira de Teatro (CE)

Quinta-feira (19)
Mário Quintana – O poeta das coisas simples (RJ)

Sexta-feira (20)
Divinas – Duas Companhias (PE)

Sábado (21)
O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas – Trupe Ensaia Aqui e Acolá (PE)
.
fonte: G1 Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.