domingo, 19 de agosto de 2012

Não existem debates programados em Garanhuns


Há a possibilidade da Rádio Marano promover um debate entre os candidatos em Garanhuns, mas ainda falta a confirmação. Ainda não temos informação das outras emissoras. Em outras campanhas a Sete Colinas FM realizou debate independente e a 87 FM fez parte do pool de emissoras que transmitiu o embate entre os candidatos a prefeito.

Ouve também, na última campanha um debate na TV.

Deve acontecer um debate promovido por um grupo de blogueiros. Mas ainda se está sendo conversado.

Porém, até agora, este ano, não tem nenhum debate confirmado.


Esta indefinição com relação aos debates tem sido cobrado mais diretamente por dois dos concorrentes: Izaías Régis e Paulo Camelo. Izaías tem pedido os debates com frequência e Paulo tem nos debates seus melhores momentos, já que não dispõe dos mesmos recursos para colocar a campanha nas ruas como os outros candidatos. Por isto, ter o microfone na mão lhe dá a exposição pretendida.

Izaías sabe que tem argumentos e precisa da mídia para mostrar seus projetos e seus apoios, principalmente à população da periferia. Paulo Camelo precisa da tribuna para popularizar seu discurso, além de encarar os principais candidatos da burguesia.

Izaías sabe também que Zé da Luz não esteve bem nos debates da última campanha e isto pode ser importante, já que as pesquisas andam mostrando que a eleição não está definida. Assim, por sua eloquência, os debates seriam um grande trunfo a favor do trabalhista.

Silvino também deve se sair bem nos debates, mas a questão jurídica que vem enfrentando pode pesar contra. Fatalmente serão tocados pelos adversários.

É claro que precisamos de debates para conhecermos os projetos, colocar frente a frente as opções. A cidade precisa saber o que querem para cidade os postulantes, aliás, o próprio Izaías se mostrou curioso para conhecer os projetos dos adversários.

Na verdade, a maiorias das propostas e planos de governo até agora são bastante vagos. Não sabemos o que pretendem fazer e as promessas são generalizantes, do tipo -"Prometo melhorar a saúde." "Vamos valorizar os artistas". "Vamos engrandecer o Festival".

Não basta isso, tem que dizer como vai fazer, e é para isso que devem existir os debates, que devem ser realizados não apenas pelos meios de comunicação, mas também pelas instituições da cidade, clubes, faculdades, colégios, e todos que tenham compromisso com o futuro do município.

Precisamos ter as ferramentas para escolher melhor e argumentos para cobrar a futura administração.

O máximo possível!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.