No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), servidoras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão tirar dúvidas referentes aos benefícios previdenciários e orientar as mulheres que passarem pelo Espaço Colunata, no Centro de Garanhuns. A ação tem início previsto para às 8h.
As informações serão repassadas pelo Programa de Educação Previdenciária e pelo Serviço Social do INSS Garanhuns. O público pode tirar dúvidas quanto a contribuição da dona de casa de baixa renda e também sobre os benefícios ofertados pela Previdência Social, a exemplo do salário maternidade.
As servidoras também vão abordar a cartilha “Quanto Custa o Machismo”, elaborada pelo INSS em parceria com o Instituto Maria da Penha e a Secretaria de Política para as Mulheres. A publicação reúne, entre outros assuntos, informações sobre a Lei nº 11.340/06, enumera benefícios e serviços do INSS que podem ser requeridos em caso de violência doméstica praticada contra a mulher e esclarece mitos e fatos sobre o tema.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Os servidores do INSS estão atentos a casos de violência doméstica registrados com seguradas que comparecem à agência para requerer algum benefício. O objetivo é identificar esses casos e encaminhar a segurada ao assistente social da agência que orientará a vítima e encaminhará a mulher para a rede socioassistencial do município. A iniciativa partiu de um acordo de cooperação técnica firmado entre o INSS e o Instituto Maria da Penha para combater os casos de violência doméstica contra a mulher segurada da Previdência Social.