sexta-feira, 12 de abril de 2013

Secretário de Educação faz grande reunião em Garanhuns com Gestores Escolares, Técnicos Educacionais e equipe da Gerência Regional



Gestores Escolares, Técnicos Educacionais e equipe da Gerência Regional lotaram hoje (12) pela manhã o auditório da GRE Agreste Meridional num encontro com o Secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, e equipe da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (SEPLAG) para discutir os resultados educacionais da região e reiterar o compromisso de todos no crescimento e melhoria da educação no Estado de Pernambuco.

Contando ainda com as presenças das Secretarias Executivas de Desenvolvimento da Educação, Gestão da Rede e Educação Profissional, a abertura do encontro foi realizada pelo Gestor Regional Paulo Lins, que destacou a importância da visita da Secretaria de Educação à Regional sobretudo pela quantidade tão elevada de Gestores Escolares recém-nomeados para função. Na oportunidade, o Gestor apresentou o histórico dos resultados educacionais nos últimos anos da regional e atribuiu principalmente às equipes que trabalham diretamente nas escolas o crescimento percebido .

 
A manhã de trabalhos foi iniciada com a apresentação da SEPLAG sobre o funcionamento e propostas do Pacto Pela Educação (PPE), destacando os indicadores de monitoramento e as novidades do Programa para 2013. Dentre elas, a realização de reuniões de monitoramento e apresentação de resultados nas GREs e nas próprias escolas, como forma de estimular e envolver os profissionais que trabalham em contato direto com os estudantes. Para formalizar a responsabilidade e envolvimento dos gestores, foram apresentadas as metas para 2013 e a leitura do Termo de Compromisso que cada um assinou nesta manhã, uma medida de garantir o esforço em conjunto nos resultados deste ano.

O Secretário de Educação, Ricardo Dantas, reafirmou as medidas de monitoramento apresentadas pela SEPLAG justificando que, para o Governo do Estado, o investimento em educação é a chave para o desenvolvimento sustentável, no momento em que diminui os índices de criminalidade, melhora a saúde, aumenta a renda da população e gera empregos. Sobre o PPE, Ricardo Dantas garantiu o acompanhamento mais efetivo às escolas que obtiveram IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) inferior a 3,0 (três), e lembrou que o monitoramento é fundamental enquanto diagnóstico da situação atual, mas que é preciso ter um olhar sobre o que está por trás dos números levantados. 

Segundo o Secretário, o que realmente importa são as mudanças concretas na vida dos estudantes, e essas mudanças se dão com o envolvimento dos próprios alunos, da comunidade e dos professores por meio da influência e capacidade de liderança do Gestor Escolar. “A sinergia entre todos que fazem a escola só é possível através do exercício da liderança, praticado por meio do exemplo. As metas são a representação do compromisso, e o principal pacto que deve ser estabelecido é o pacto de compromisso com a vida de nossos alunos”, finaliza.

Os trabalhos de hoje terão continuidade pela tarde na sede da GRE apenas com as escolas que obtiveram IDEPE abaixo de 3,0 (três) em 2012, que irão discutir os resultados e planejar soluções de melhorias. Gestores das Escolas de Referência ainda estarão reunidos hoje, na EREM Francisco Madeiros, com o Secretário Executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, e sua equipe.
 
 
Fotos: Jaqueline Pinto

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.