terça-feira, 7 de maio de 2013

Acontece nesta quarta-feira, o I Encontro sobre a Memória Ambiental de Garanhuns

foto: Garanhuns, década de 30. Acervo: Professor Antônio Vilela


A ONG Econordeste, parceira do CODEMA nas questões ambientais, realiza na próxima quarta-feira, dia 08/05, a partir das 15h, nas dependências do SESC, o I Encontro sobre a Memória Ambiental de Garanhuns. Com o subtema “Conhecer de onde viemos, como estamos e onde queremos chegar”.

Este evento tem como objetivo aproximar a sociedade, sobretudo os habitantes mais antigos de Garanhuns e região, para discutir sobre a transformação da paisagem no município de Garanhuns, na perspectiva de sua história ambiental. Considerando os espaços urbanos e rurais, as pessoas serão convidadas a ofertar seus conhecimentos, lembranças, história pessoal, levantar dados e fontes de informações, como jornais e livros artigos, documentos cartoriais, documentários, músicas etc, sempre relacionados à temática ambiental local e regional. 

As esperadas nuanças e sobreposições entre estas informações ambientais obtidas com a história formal, economia, política entre outros assuntos também poderão ser alvo de abordagem. Serão buscadas informações temporais mais amplas incluindo as primeiras ocupações, indígenas, os quilombos etc, até o momento atual. Neste evento os idosos terão papel de destaque.

A partir dos resultados do evento desta quarta-feira, juntamente com informações e depoimentos colhidos em outras oportunidades, ainda haverá uma continuidade do evento no dia 07/06/2013, que será divulgado posteriormente.

Abaixo segue programação do I Encontro Sobre a Memória Ambiental de Garanhuns

Programação

15h00min – Abertura.

15h10min às 15h25min – Contextualização Histórico-Ambiental de Garanhuns – Depoimento de Luis Afonso de Oliveira Jardim.

15h25min às 15h40min – Memória Ambiental de Garanhuns, seu hino, sua bandeira e depoimento – Prelecionista a confirmar.

15h40min às 15h50min – Retratos da realidade ambiental de Garanhuns hoje – Marcos Renato Franzosi Mattos.

15h50min às 17h00min – Depoimentos livres e Discussão.


Marcos Renato Franzosi Mattos
Conselheiro representante da UFRPE
Presidente em exercício do CODEMA
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.