quarta-feira, 29 de maio de 2013

Confira a entrevista à Rádio Jornal de Pedro Falcão e Clóvis Gomes, atual e futuro diretores da UPE-Garanhuns‏


O diretor da UPE-Garanhuns e Pró-Reitor de Interiorização da Universidade de Pernambuco, Pedro Henrique Falcão, esteve concedendo entrevista ao radialista Eduardo Peixoto, do programa Ronda Policial
da Rádio Jornal Garanhuns, nesta terça-feira, 28. Acompanhando o pró-reitor estava o futuro diretor da instituição de ensino superior, Prof. Clóvis Gomes, que assume na próxima sexta-feira, substituindo Falcão.

Pedro Falcão fez inicialmente uma breve avaliação de sua gestão, falando do que foi realizado, mas também mostrando que não foi possível fazer tudo que pretendia, e chegou a pedir desculpas à Comunidade Acadêmica, pois eram ações que por muitas vezes iam além da sua vontade. O diretor afirmou que precisou privilegiar os investimentos para o crescimento da Instituição, melhorar a infraestrutura, e relacionou uma série de conquistas como prédios, laboratórios, novas salas, etc. O Pró-reitor, respondendo ao radialista, afirmou que fomentar a questão pedagógica é o principal desafio da gestão de Clóvis Gomes, que terá o professor Fábio Formiga como vice-diretor.

Falcão, que vai acumular a interiorização com a Pró-Reitoria de Administração da UPE, ressaltou a importância da equipe de gestão em Garanhuns, desde os prestadores de serviço até os professores-doutores que estão aprovando projetos para o crescimento da Universidade, enriquecendo a sociedade com a produção de conhecimento. Falcão afirmou que contou com o apoio de deputados federais e estaduais que colocaram emendas que possibilitaram muitos investimentos, o Reitor Carlos Calado, imprescindível, e o Governador Eduardo Campos, que apostou no crescimento da Universidade no interior do estado, cujos resultados já estão sendo observados, com a criação de novos polos, muitos deles sob a administração de Garanhuns, como Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde e Caruaru.

"Somente em Garanhuns são 16 novas salas de aula, e mais 16 que serão construídas. Um investimento de R$ 2 milhões no novo prédio, além do novo auditório, emenda do Deputado Federal Fernando Ferro. Temos também a Clínica de Psicologia que será uma grande conquista para o curso" - Afirmou Pedro Falcão, que complementa: "Nossa Biblioteca triplicou a quantidade de títulos. Com o novo concurso ultrapassaremos o número de 100 professores, somente no Campi Garanhuns".

Segundo Pedro Falcão, seu desafio foi buscar recursos para a infraestrutura da UPE, e depois "vestir" a unidade com equipamentos, laboratórios, etc. Cabendo agora aos seus sucessores os avanços pedagógicos.

Pedro Falcão, no momento que entregará a direção da UPE-Garanhuns, assumirá uma nova função na Universidade, tomando posse na Pró-Reitoria de Administração.

"Continuamos o compromisso com o interior do estado, que está em plena expansão acadêmica. Novos investimentos estão sendo feitos pelo governo. Precisamos continuar avançando em municípios como Petrolina, Nazaré da Mata, Serra Talhada, Arcoverde, e ainda Palmares, que está começando suas atividades, e Salgueiro que está com uma estrutura invejável". - Finalizou Pedro Falcão, sinalizando suas novas funções na Universidade de Pernambuco.

NOVO DIRETOR: Professor do Curso de Matemática, mas já integrado à administração da gestão de Pedro Falcão, Clóvis Gomes assume a UPE nesta sexta-feira valorizando o trabalho em equipe, segundo ele, pois se trata de um multicampi, com anseios diversos. "Temos sob a administração de Garanhuns quase 6.500 estudantes e mais de 130 professores. Estamos em cinco municípios e precisamos de parcerias, com todos, principalmente a sociedade" -afirmou o futuro gestor, que reforça a necessidade da comunicação -"As pessoas precisam saber da produção acadêmica, devemos estar juntos. A sociedade precisa sentir as vibrações do que acontece na UPE".

Voltando a falar, Pedro Falcão relacionou importantes eventos da UPE. "Somente nestes quinze dias tivemos um encontro da TEC Jr. empresa júnior de tecnologia existente com alunos da UPE, o Seminário Internacional de Lingúistica e Literatura, as inscrições para o Mestrado em Letras, e uma reunião, nesta noite de terça-feira, 28, dos estudantes do curso de Medicina que estão mostrando á sociedade os avanços da UPE na formação acadêmica, que foi motivo de controvérsias no ano passado. O Governo de Pernambuco cumpriu com seu planejamento e hoje temos um curso equipado, reconhecido pelos próprios estudantes. Estamos felizes com o resultado. Poder chegar aqui com a certeza do dever cumprido, do reconhecimento da Comunidade Acadêmica ao final de oito anos de gestão. E melhor, saber que poderemos continuar contribuindo em outra função."- finalizou.

Antes do radialista encerrar a entrevista, o futuro diretor Clóvis Gomes reforçou o reconhecimento dos que fazem a UPE ao trabalho de Pedro Falcão, e finalizou com uma frase emblemática: "O que foi feito, está aí para que todos possam conferir o crescimento da UPE-Garanhuns, e o que não foi, continua na perspectiva de ser realizado".

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.