Dois ícones da história de Garanhuns, Ivan Rodrigues e Ivo Amaral |
Com relação à homenageada do FIG 2013, a arquiteta Janete Costa, o ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Garanhuns, José Sales (Criança), questiona e cobra que seja lembrado o ex-prefeito Ivo Amaral. Diz ele:
"Não conheço os méritos da homenageada Janete Costa, a não ser o seu sobrenome, muito menos os critérios desta tão importante homenagem! Será que os organizadores do FIG vão mesmo esperar que o grande idealizador desta tão bonita festa, que hoje está no calendário nacional, faça a última viagem, para lembrar o seu nome para esta tão merecida homenagem?" - José Sales Criança
.
AGORA COMIGO: Ivo Amaral é um nome acima da política, das briguinhas de ocasião. Reconhecer seu mérito de criar o Festival de Inverno e o Relógio das Flores, é enaltecer a própria Garanhuns.
Essa história de homenagear depois da morte é balela. Já dizia a letra do samba "quem quiser fazer por mim, que faça agora!", e mais, pessoas vivas como Ariano Suassuna já foram condecoradas emprestando seus nomes ao Festival, e ele está Vivinho da Silva, graças a Deus.
Algumas pessoas, como o vereador Sivaldo Albino, têm também pedido insistentemente a homenagem ao ex-prefeito.