Órgãos da Justiça se fazem presentes no FIG 2013 |
Durante os dez dias de Festival de Inverno, funcionará na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos (Guadalajara), o Juizado Especial, que atende às demandas cíveis e criminais de menor potencial ofensivo, para soluções imediatas.
Para isto, o Juizado conta com membros do Ministério Público, Defensoria Pública, além de um juiz que estará de plantão até o final dos shows.
Já nesta quinta-feira, pudemos acompanhar o pessoal trabalhando. Estavam formando a equipe, a Juíza Dra. Karla Fabíola Dantas, o Defensor Público, Dr. Aguinaldo Barros, a Promotora de Justiça, Dra. Mariana Cândido, além de servidores do poder judiciário como, Ângelo Fittipaldi, Conciliador do TJPE, Isabela Luna, Técnica Ministerial e Ana Cecília Guedes, Analista Judiciária.
Um primeiro caso se deu referente a aluguel de casas para o Festival. Como a lei impede algumas ações no horário da noite, a resolução do problema ficou para esta sexta-feira.
Vamos ver daqui para frente se a demanda explica a instalação do Juizado, com todas estas autoridades, que acabam retiradas do seus cotidianos profissionais, já que também estão instaladas na praça outros órgãos como Polícia Civil, Militar e Procon.Claramente, o Festival tem um índice de delitos muito abaixo da média de eventos de grande porte no estado, devido ao perfil das pessoas que visitam os polos culturais.
De qualquer forma, é importante registrar e enaltecer mais um serviço para a população.
Durante o FIG, haverá rodízio do pessoal no Juizado Especial.