sexta-feira, 26 de julho de 2013

Garanhuns terá MUSEU DE DOMINGUINHOS ainda este ano!


O prefeito de Garanhuns Izaías Regis, no Agreste do estado, terra do sanfoneiro Dominguinhos, anunciou nesta quinta-feira (25) que a cidade construirá um museu em homenagem ao músico ainda este ano. "Dominguinhos foi um grande mestre e merece esta homenagem. Vamos preparar tudo. Assim que o Festival de Inverno terminar, vou sentar para conversar com os amigos e familiares do cantor", disse, em entrevista ao Viver.

O gestor esteve no velório na manhã desta quinta. Ainda segundo ele, o cemitério da cidade estava todo preparado à espera do corpo do músico. Em vida, Dominguinhos manifestou o desejo de ser enterrado na cidade natal.

"Pela manhã, liguei para Liv (filha) e Guadalupe (ex-esposa) e disse que tudo estava preparado. Não sei o porquê não quiseram enterrá-lo aqui. Como amigo deles, respeitei a opinião", revelou o prefeito.

Izaías também falou que a Praça Souto Filho (a do chafariz), no centro de Garanhuns, também vai receber um monumento de corpo inteiro do músico, que será preparado por cinco artistas do munícipio.


.
AGORA COMIGO: Grande iniciativa do prefeito Izaías Régis, que tem investido no resgate da memória. Izaías já fez a concessão da Casa que vai funcionar o Instituto Histórico de Garanhuns, e agora o anúncio do Museu do Mestre, onde poderemos contar sua história e receber seus fãs de todo o Brasil, em um local adequado, com fotografias, peças de vestuário, discos, vídeos, etc.

Dominguinhos merece, e Garanhuns também, a sua história contada com dignidade! Também merece elogios a determinação do prefeito de trazer Dominguinhos para nossa cidade, conforme seu pedido, amplamente divulgado em entrevista de rádio.

Porém, como dito na reportagem, Izaías pretende colocar uma estátua de Dominguinhos na Praça da Fonte Luminosa. Acredito que não seja o local ideal, pois ali já tem sua beleza e identidade com a fonte, que aliás recebeu música e luzes neste festival, coisa linda! 

Dominguinhos deve ir para a Praça Guadalajara, que tem a amplidão de sua importância, onde cantou muitas vezes no Festival de Inverno e foi homenageado outras tantas, em vida, e agora in memoriam.

Com sua estátua e dando nome ao espaço, Dominguinhos teria a plenitude que merece e tomaria conta de uma área nobre, que atualmente sofre com o vazio durante o ano todo, pois a Esplanada Cultural não tem um equipamento turístico, sendo sub-utilizada por Garanhuns 350 dias por ano. Dominguinhos, por si só, preencherá aquele vácuo. Creio que a estátua deva ser próximo à escadaria, que possa ser vista por quem chega à praça pela Nilo Peçanha, de costas para o Centro Cultural, pois os turistas que tirarem fotos vão levar junto outro cartão postal de nossa cidade, e as pessoas que chegarem à praça terão o perfil do sanfoneiro, dedilhando sua companheira inseparável.

A Fonte Luminosa já tem sua beleza e não tem identidade com Dominguinhos, aliás já tem o nome de Souto Filho. Acho até que, se não for uma questão de uma ou outra, pode sim ter a referência a Dominguinhos na Praça Souto Filho, mas porque não do próprio Souto Filho? Já disse aqui que precisamos resgatar essas importantes figuras de nossa cidade. Seria interessante a estátua do Toinho Alves no Pau-Pombo, tocando seu violoncelo, e com Quinteto Violado na inauguração. Ronildo Maia Leite ao lado de seu verso imortal. Augusto Calheiros e seu violão. 

Com o cuidado com as praças e as decisões que investem na história de nossa cidade, dá pra sentir que Izaías quer marcar seu governo com a beleza de Garanhuns e a valorização de nossa história. É por aí. Tem o dedo de Socorro Régis, que esta semana, em pleno festival, foi vista cuidando de canteiros na COHAB II. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.