sexta-feira, 26 de julho de 2013

Governador Eduardo Campos inaugura UpaE de Garanhuns nesta sexta-feira‏

Governador, em recente visita, confere pessoalmente os equipamentos da UpaE Garanhuns

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, retorna a Garanhuns neste final de semana com agenda administrativa, onde se destaca a inauguração da UpaE - Unidade Pernambucana de Atenção Especializada. A solenidade acontece nesta sexta-feira, 26, às 17h, e contará com a presença de diversas autoridades, como o Secretário de Saúde, Dr. Antônio Figueira, a gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, e os prefeitos dos 21 municípios da área de abrangência regional, além de deputados e outras lideranças políticas e gestores regionais.

A Secretária Executiva de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, Dra. Adelaide Caldas, informa que a partir da segunda-feira, a UpaE estará funcionando regularmente, com as especialidades e exames à disposição, sob a gestão do IMIP, que venceu o processo seletivo. "É importante ressaltar que os pacientes serão encaminhados pelos PSF´s dos municípios atendidos pela UpaE, portanto não há atendimento espontâneo. Obrigatoriamente a marcação das consultas será feita nos PSF´s, de forma on-line, através do SISREG. O paciente será encaminhado diretamente para o especialista, que precisando de exames fará o encaminhamento dentro da própria Unidade." - afirma a gestora.

Este controle de atendimento será feito pela Central Regional de Regulação, que também será inaugurada na sexta-feira e funcionará em Garanhuns. No início, a UpaE ainda não contará com algumas especialidades, exames e cirurgias, ampliando o atendimento de forma gradual.

A gestora da V GERES - Gerência Regional de Saúde, Dra. Ricarda Samara afirma que a unidade deve desafogar aos poucos os hospitais municipais e principalmente o Hospital Regional Dom Moura, à medida que para conseguir consultas na UpaE, o paciente deve passar pelo PSF, deixando de buscar o primeiro atendimento no hospital de referência regional.

 Os números impressionam. A UpaE, quando estiver com todas as especialidades atendendo regularmente, estará disponibilizando mais de nove mil consultas por mês, 24 mil exames e com capacidade para realizar mais de 500 cirurgias eletivas, daquelas que o paciente não precisa ficar internado por dias em observação ou recuperação.

Dra. Adelaide Caldas informa que a UpaE contará com as seguintes especialidades: Alergologia, Cardiologia, Dermatologia,  Endocrinologia, Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Urologia, entre outras. "Trata-se de uma grande conquista para a saúde regional, que abrirá suas portas para a população com a inauguração do Governador Eduardo Campos." - Finaliza a secretária.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.