domingo, 28 de julho de 2013

Lula pode apoiar Eduardo Campos para presidente

Tá no Blog do Inaldo Sampaio



Informa a revista “Veja” que Lula recebeu o resultado de pesquisas, na semana passada, apontando queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff.

A partir desses números, segundo a revista, Lula traçou alguns cenários.

O primeiro é continuar trabalhando para que Dilma recupere a popularidade.

O segundo é o próprio Lula ser candidato no lugar dela, como defendem alguns petistas.

E o terceiro é apoiar a candidatura do governador Eduardo Campos e de o “fora PT” começar a ganhar as ruas de todo o país.

O problema é saber se o governador de Pernambuco, que deseja empunhar a bandeira do “novo” estaria interessado neste apoio.
.
AGORA COMIGO: Três cenários para Lula, já apontados por Inaldo Sampaio:
1) Dilma consegue estabilizar e chegar com consistência na eleição 2014. Tem o apoio integral de Lula.
2) Dilma desiste da reeleição pela pressão do PT e partidos aliados, e Lula assume a candidatura, pois o partido, além de não ter outro nome, confia plenamente no ex-presidente. Contam a favor, as pesquisas. 
3) O Fora PT cresce e Lula vê até sua candidatura com possibilidade de derrota, o que mancharia sua biografia vitoriosa. Precisa de um nome forte e de fora, e naturalmente é Eduardo. Tem pedigree e a aproximação necessária para ganhar a confiança de Lula. Aos do Governo Federal e petistas que criticam o governador, ele poderá dizer que antecipou que as coisas não iam bem, mas não foi escutado, antes mesmo de chegar ao movimento das ruas.

Não vemos em Eduardo um candidato de oposição, suas críticas têm sido de um aliado que afirma poder fazer mais. O PSB ainda participa do governo e sua crítica parece ser personalista, é Dilma que não conseguiu avanços significativos, principalmente na economia, assim, ter o apoio de Lula não seria uma contradição, pois Eduardo Campos defende o governo do ex-presidente, e provavelmente, só desistiria de sua candidatura se ele resolvesse participar da eleição em 2014, e neste caso, o neto de Arraes aceitaria até a condição de vice. Eduardo tem diversos argumentos para receber o apoio de Lula, que ainda é endeusado, principalmente nas classes mais populares.

Eduardo passa a ser então, o plano C para Lula, mas para o próprio PSB, Eduardo já é o plano A, e sua candidatura cada vez mais se consolida, cresce e aparece.

Para Lula apoiar Eduardo, o que acho quase impossível é o PT aceitar não ter candidato e fazer uma composição sem estar na cabeça. Coisa parecida com o PSB em Pernambuco, que já tem seus quadros na administração estadual, bem avaliada e com enorme chances de ter um nome de dentro do partido disputando a eleição. 

Conta contra o PT não ter esta aprovação que o governo estadual tem a seu favor. Resta ver se Dilma tem tempo para reverter.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.