O Deputado Federal Inocêncio Oliveira reuniu correligionários, amigos e convidados nesta segunda-feira na sede do Partido da República (PR), do qual é presidente estadual, para comunicar que deixa a política ao final do seu mandato, que aliás, é o décimo consecutivo.
O sertanejo afirma que seu estado de saúde, complicado ultimamente, em nada tem a ver com sua decisão, mas para amigos próximos, revelou que as constantes viagens têm dificultado sua presença em Brasília e nos municípios que representa.
Seu primo, Sebastião Oliveira, deputado estadual, deve herdar a maior parte de suas bases, e sai candidato a federal em 2014.
Inocêncio atravessou vários governos, estaduais e federais, e conseguiu ser situação em quase todos eles, sempre buscando estar próximo do poder para beneficiar suas regiões. Foi um parlamentar federal de uma região pobre, e conseguiu marcas impressionantes na mesa diretora da Câmara dos Deputados, onde ainda hoje faz parte, inclusive presidia a sessão que recepcionou a comissão FAMEG JÁ!
Foi praticamente o primeiro parlamentar de centro-direita a apoiar o projeto de Eduardo Campos, abrindo caminhos para outros apoios.
Em sua própria definição, tornou-se um parlamentar que buscou a interiorização do desenvolvimento em Pernambuco.
Muitas vezes criticado justamente por seu apoio aos governos, Inocêncio é sempre enaltecido por ser um aliado fiel e sempre próximo dos prefeitos que fazem parte da sua base de sustentação. Sempre teve uma liderança incontestável em Brasília.
O próprio governador revelou que Inocêncio Oliveira fará falta à vida pública.