terça-feira, 10 de setembro de 2013

Em evento internacional, Armando defende maior integração entre escola e indústria

Entre o professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Fernando Buarque, e o senador Cristovam Buarque, Armando conhece experiência em robótica, em exposição no evento.


Durante encontro internacional, que reuniu no município de Ipojuca cientistas do grupo de países emergentes chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o senador Armando Monteiro (PTB) fez a defesa enfática da integração escola-indústria no Brasil, para que a economia nacional possa enfrentar em melhores condições o acirramento da competição em escala global. Ao lado do senador Cristovam Buarque (DF), Armando participou do 11° Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional.

O senador pernambucano lembrou que a força de trabalho no Brasil ainda tem baixa escolaridade, o que afeta diretamente o desempenho de setores que exigem novos perfis profissionais. “Aproximadamente 20% do contingente de trabalhadores do Brasil não concluiu o ensino básico, 45% não concluiu o ensino médio. Este é o paradoxo. Nós temos novos perfis profissionais que são requeridos pelo impacto das transformações que ocorrem no ambiente de trabalho e pela incorporação das novas tecnologias. Ao mesmo tempo, constatamos que há um nível de escolaridade muito abaixo do que precisaríamos”.

Armando também alertou existir uma profunda desconexão no País entre o ensino médio e a formação profissional. “Pouco mais de 5% dos alunos que estão no ensino médio no Brasil fazem ao mesmo tempo algum aprendizado na área de educação profissional. Quando em países como Alemanha e Japão este percentual chega a alcançar 50%”. Para Armando, o Brasil precisa implementar um modelo onde também “se aprende na empresa e não apenas no ambiente da escola convencional”.

O parlamentar usou como exemplo de iniciativa bem sucedida na área de valorização do capital humano e integração entre a empresa e o ambiente acadêmico o caso das Baterias Moura, no município de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. “É uma empresa do interior de Pernambuco que é líder nacional em seu segmento. Isto porque tem um programa bem sucedido, focado no investimento em capital humano, no desenvolvimento de pesquisa e inovação e uma experiência pioneira nesta relação estreita com o ambiente acadêmico de Pernambuco”, destacou Armando.

Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/divulgação

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.