quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TUDO SOBRE A SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA REALIZADA PELA ESCOLA DOM JUVÊNCIO DE BRITTO



A Escola Dom Juvêncio de Britto, sendo referência em inclusão entre as escolas do Agreste Meridional, com quase 70 alunos inclusos no ensino regular e sabendo da importância da inclusão na sociedade atual realizou a SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA de 26 a 30 de agosto.

Foram vários momentos de reflexão, aprendizado e conscientização. Houve atividades voltadas ao público da comunidade escolar e da comunidade em geral.

A semana seguiu com atividades como a aula-passeio à fonte da Água Mineral Serra Branca, na qual os alunos puderam conhecer desde a nascente até o processo de engarrafamento da água.

A Rádio 7 Colinas esteve presente na escola com a gravação do programa: Rádio na Escola, discutindo o tema “ Inclusão: Direito de Todos”, com a presença do Forró dos Teimosos, da ADVAMPE (trio composto pelos deficientes visuais) e a participação de alunos, professores, associações e comunidade em geral.

As palestras foram: “Práticas Inclusivas: Políticas Públicas de Qualidade”, com Dr Jarbas Trindade, onde pôde-se perceber a importância da vivência respeitosa com todos os tipos de deficiência, melhoria da acessibilidade e o esclarecimento sobre a legislação. Em outra palestra sobre “Violência contra a mulher”, com Drª Claudomira Andrade, da Coordenadoria da Mulher, todos presentes puderam compreender como se dá a Lei Maria da Penha.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer objetos e materiais utilizados por pessoas com deficiência visual e auditiva. Além de participarem de uma oficina de doces.

Foi realizada também Oficina de Libras destinada a pessoas que se interessavam em aprender um pouco da linguagem de sinais.

A culminância dessa semana foi com a Caminhada de Conscientização realizada na sexta-feira dia 30-08-2013 com o apoio de diversas instituições, na qual estiveram aproximadamente duas mil pessoas, com um único objetivo garantir o direito e a cidadania da pessoa com deficiência.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.