O senador Humberto Costa com o então candidato Izaías Régis, e os petistas Pedro Passos e Chico Alencar |
Depois de muita discussão e polêmica, desde a manhã deste domingo, o PT de Pernambuco, em decisão unânime, aprovada em reunião de seu diretório estadual, acaba de anunciar em um hotel de Boa Viagem que vai entregar todos os cargos que mantém na gestão socialista, em uma resposta aos movimentos do presidenciável Eduardo Campos (PSB). No mais recente programa partidário do PSB na TV, depois de formalizar uma aliança com a ex-senadora do Acre Marina Silva, da Rede, o governador Eduardo Campos criticou a polarizaão PT e PSDB e disse que o PT já tinha dado o que tinha que dar.
A decisão deste domingo abrange o governo do Estado, a Prefeitura da Cidade do Recife e até a Prefeitura de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
Para saber mais: Blog do jornalista Jamildo Melo
.
AGORA COMIGO: Em Garanhuns, o PT já está alinhado com o PTB de Armando Monteiro, e portanto contra o projeto de Eduardo Campos, tendo no governo a vice-prefeita Rosa Quidute e o Secretário de Direitos Humanos, Pedro Passos, que aliás é o presidente do partido no município.
Entretanto, em nível municipal, alguns nomes do PT gostariam de ver um afastamento do governo Izaías, o que deve ficar mais claro daqui pra frente e após o PED, Processo Eleitoral Democrático que vai escolher as novas executivas municipais, estaduais e nacional.
Contudo, com a campanha que vem pela frente, PT e PTB podem se aproximar ainda mais. Isto, claro, se o PT fizer parte da chapa encabeçada pelo senador e der a ele Dilma e Lula em seu palanque. Se o PT tiver chapa própria, com choque de projetos, podem haver distanciamentos naturais.