A liberação da FAMEG será um dos principais temas da conversa que o prefeito Izaías Régis terá com o ex-presidente Lula, em encontro agendado para 23 de novembro, em São Paulo. Izaías vai pedir a interseção do ex-presidente para que a Faculdade de Medicina de Garanhuns possa receber a autorização de funcionamento do Ministério da Educação, já que existem entraves puramente políticos em Brasília.
Uma reunião com o Ministro Aloízio Mercadante também está agendada, e Izaías deve também levar ao ministro o anseio do Agreste.
O PT garanhuense também está agendando uma visita a Lula, para tratar do mesmo tema, além da participação do deputado federal Fernando Ferro, que esteve em vários momentos no mês passado com a comissão FAMEG JÁ, e isto foi importante para trazer o debate aos olhos da mídia nacional, com a participação do jornalista Magno Martins.
De fato, a pressão do movimento acabou motivando a algumas autoridades e se movimentarem, o que está permitindo um novo recomeço, com mais possibilidades, pois antes era uma batalha desigual e com impacto apenas municipal. Eu mesmo ouvi de importantes políticos que a situação era irreversível, e agora a gente vê que a possibilidade é real, a partir do momento que se expõe a causa justa que é abertura da FAMEG.
Agora, o movimento ganhou força, e pode ser que Izaías retorne de São Paulo com a boa notícia. Quem sabe até antes.
Pouco importa a quem caberá os louros da conquista, nós queremos é a faculdade funcionando!
Mas é fato que depois das cobranças públicas de políticos, imprensa e a comissão Fameg Já, o MEC está ficando sem respostas aceitáveis, a a palavra de Lula, atendendo o pedido do prefeito de Garanhuns, pode definir a situação. Amém!