domingo, 10 de novembro de 2013

SERTÃO: Universidade de Pernambuco leva Reitoria Itinerante a todas as unidades do estado

UPE Campus Salgueiro recebe Reitoria Itinerante
Visita da Reitoria ao laboratório do curso de Medicina em Serra Talhada
Estudantes em Arcoverde recebem o projeto Reitoria Itinerante

Recebemos o convite da Universidade de Pernambuco para acompanhar o projeto Reitoria Itinerante, nas unidades do sertão do estado, ao lado do próprio reitor, Prof. Carlos Fernando Calado, e praticamente todos os Pró-Reitores, a exemplo de Pedro Henrique Falcão, da Administração, de onde partiu o convite.

O projeto Reitoria Itinerante visita todas as unidades da Universidade de Pernambuco, da região metropolitana ao Sertão do São Francisco, a cada semestre, e tem se mostrado um grande acerto da gestão do atual reitor, pela aproximação com professores, coordenadores, gestores e, principalmente, os estudantes, que têm um acesso direto à administração da instituição.

Com a interiorização da Universidade de Pernambuco, que nos últimos anos se instalou em vários municípios e pólos regionais, este contato ganhou nova projeção. Agora, a UPE conta com cursos em Salgueiro, Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, além das unidades como Nazaré, Garanhuns e Petrolina, que receberam investimentos e novos cursos. A Reitoria Itinerante se tornou um obrigatório momento de ouvir as bases, as pessoas que fazem o cotidiano, com tantas realidades e anseios distintos.

Esta semana, Prof. Carlos Calado agendou a visita às unidades de Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde. Além de Pedro Falcão, que representou também a PROPLAN (Planejamento), estavam a Pró-Reitora Isabel Avelar (PROGRAD), Profª Arine Lyra, representando a ProEC (Extensão e Cultura), profª Teresa (Pós-Graduação e Pesquisa) e Nathália, da assessoria de imprensa da universidade.

Os Campus de Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde estão sendo geridos a partir do MultiCampi Garanhuns, por isto, participaram das visitas o diretor, prof. Clovis Gomes Jr, o vice Prof. Fábio Rocha Formiga e o coordenador de graduação, Dr. Henrique Carneiro.

Nos encontros, os avanços do ensino superior no interior do estado foram mostrados com a intensidade de quem está participando do processo, com a alegria de fazer parte, de iniciar uma conquista, mas mostrando também a preocupação e urgência de alguns investimentos, em sua maioria infraestruturais. Vimos também, latente, o pedido pela abertura do concurso público para professor.

Com a Reitoria Itinerante, a equipe busca as respostas com os atores dos acontecimentos. Um exemplo foi em Salgueiro, onde há o curso de Administração e a inclusão do curso de Logística a partir de 2014. O acesso ao campus, a iluminação e a segurança foram os problemas mais citados. O campus fica a pouco menos de um quilômetro, no entanto não há o asfalto nem iluminação até o local, que funciona à noite, além disso, como fica afastado da cidade, há a preocupação com a segurança dos estudantes. O acesso, já no trevo com a BR-232, é muito perigoso por conta do tráfego, e não conta com sinalização.

Em cada unidade, os pró-reitores fazem suas considerações, colocando os serviços à disposição da Comunidade Acadêmica. A reitoria faz esclarecimentos e busca soluções  que atendam às reivindicações.

Em Serra Talhada, onde foi inaugurado o Curso de Medicina, estudantes e professores mostraram a necessidade do planejamento, tanto didaticamente quando no aspecto estrutural. O prédio ainda vai ser construído com recursos do estado, mas a necessidade de garantir o próximo semestre com novos professores é urgente. Por isto, o tema concurso público foi tão recorrente, pois é um problema que afeta vários cursos e unidades da UPE.

Em todos os encontros ficou constatado que o projeto Reitoria Itinerante, além de levar informações acadêmicas necessárias aos participantes, como cursos, programas, convênios e questões administrativas, transforma-se também em um fórum, um momento de interatividade, onde todos são partícipes, com os mesmos objetivos e troca de experiências. O reitor conversa diretamente com as pessoas que têm demandas à Universidade, e juntos buscam encontrar soluções.

Conversando com Pedro Falcão, que foi um dos responsáveis por esta interiorização, quando estava à frente da UPE Garanhuns, e que teve seu primeiro contato como Pró-Reitor com as unidades, sobre o projeto Reitoria Itinerante, ele afirma que não seria possível a gestão complexa de uma universidade que de fato se torna do estado à medida que avança ao interior, se ela não estiver presente, ouvindo as pessoas que fazem a instituição no cotidiano. Como disse o próprio Reitor Carlos Calado: “É para esta ponta, para os que fazem os cursos, os estudantes, que funciona toda a universidade.”

A UPE conta com quase 40 mil estudantes em todos os cursos oferecidos. Realidades tão diferentes quanto o clima. Depois de dois dias de sol latente em Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde (além de Petrolina), retornamos ao clima serrano de Garanhuns, sabendo que os estudantes, professores e coordenadores da UPE Sertão, querem as melhores condições para que a Universidade de Pernambuco continue avançando.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.