Preocupada com a segurança da sociedade, a vereadora Carla de Zé de Vilaço (PROS), apresentou requerimento na Câmara Municipal direcionado ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social, solicitando a instalação do Programa ¨Polícia Comunitária¨, na comunidade do Vale do Mundaú e no Bairro do Magano em Garanhuns.
A parlamentar explica que o policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, à medida que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão. ¨Apesar da eficácia do policiamento na nossa cidade, é preciso maior atuação. O programa Polícia Comunitária, além de dar maior segurança para a população, vai inibir a ação de criminosos que circulam naquelas localidades, a polícia interagindo com a comunidade, fará o trabalho preventivo de identificação”, justificou Carla de Zé de Vilaço.
Vereadora Carla de Zé de Vilaço |
A Polícia Comunitária é fundamentada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos (crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros) a Polícia Comunitária atua com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área.
As duas comunidades, Vale do Mundaú e Magano, vêm sofrendo com a falta de segurança, com registros recentes que ratificam o pedido da parlamentar.