sábado, 18 de janeiro de 2014

Projeto São Francisco inicia as atividades de Comunicação Itinerante. Saiba mais!




A partir de segunda-feira (20), técnicos do Projeto de Integração do Rio São Francisco vão reiniciar uma nova campanha de atividades de ‘Comunicação Itinerante’. A ação ocorrerá nas comunidades da zona rural e urbana ao longo de 17 municípios por onde o empreendimento está em construção nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. A campanha tem objetivo de aproximar a população do projeto, que vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 cidades no Nordeste.

A ‘Comunicação Itinerante’ na zona rural será realizada em três etapas, com visitas domiciliares para identificar previamente os possíveis transtornos que decorrem do avanço da obra nas localidades. Em seguida, os técnicos farão o nivelamento das informações coletadas junto às áreas. A ação também prevê reuniões nas comunidades, com a participação de representantes do Ministério da Integração Nacional, empresas supervisoras e população local.

Nos encontros serão apresentadas informações gerais do Projeto do São Francisco e dos programas ambientais em execução. Durantes as reuniões também serão respondidos questionamentos e dúvidas coletadas durante as visitas de mobilização, além das medidas a serem adotadas pelas empresas construtoras, a fim de mitigar os impactos percebidos pelos moradores.

No primeiro ano de execução, a ‘Comunicação Itinerante’ atendeu mais de 1,5 mil moradores da zona rural. Em 2014, estão previstas visitas a 57 localidades, sendo 38 situadas ao longo do Eixo Norte, entre os municípios de Cabrobó, Salgueiro, Verdejante, em Pernambuco; Jati, Brejo Santo, Mauriti, no Ceará; e em São José de Piranhas, na Paraíba. Já no Eixo Leste serão atendidas 19 localidades, entre os municípios de Custódia, Betânia, Sertânia, Floresta, em Pernambuco, e a cidade de Monteiro, na Paraíba. 

A partir deste ano, o programa prevê a inclusão da zona urbana, como proposta de ampliar o público que já é atendido pela ‘Comunicação Itinerante’. Os municípios localizados em áreas diretamente afetadas pelas obras do São Francisco receberão o ‘Espaço São Francisco’. No local, montado com tenda, cadeiras, mesas e banners, a população da zona urbana poderá conhecer de perto o maior empreendimento de infraestrutura hídrica do país, que levará água a 12 milhões de brasileiros. A população também poderá se informar sobre os resultados obtidos na execução dos 38 Programas Básicos Ambientais, além de receber kits informativos sobre o Projeto.

O ‘Espaço São Francisco’ também visitará escolas públicas e particulares daqueles municípios. Nas instituições, os técnicos apresentarão o Projeto de Integração do Rio São Francisco por meio de vídeos institucionais e outras mídias.

Programa Ambiental

O Programa Ambiental de Comunicação Social do Projeto São Francisco é considerado o de maior abrangência em relação ao público atingido e aos impactos associados ao empreendimento, levando em consideração todos os municípios que constitui a Área de Influência Direta (AID). O principal objetivo é promover um relacionamento construtivo entre o empreendedor e os diferentes setores sociais envolvidos direta ou indiretamente com o Projeto, garantindo o acesso antecipado às informações relacionadas ao empreendimento e às atividades necessárias à sua implantação.

Comunicação Itinerante

Criada em 2011, a ‘Comunicação Itinerante’ faz parte das ações do Programa de Comunicação Social, do Projeto Básico Ambiental (PBA). Ela foi idealizada para atender as demandas da população residente ao longo dos 500 metros do traçado do canal. A iniciativa garante aos moradores acesso a informações sobre a instalação e evolução da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.