O governador Eduardo Campos apresentou, na manhã desta quarta-feira (19/02), a palestra de abertura do Seminário Internacional de Gestão Pública, em hotel na Zona Sul do Recife. Com o tema "O papel da gestão no Brasil do futuro", o governador classificou o papel do diálogo com a população e a transparência como fundamentais para um modelo de gestão eficaz. "É preciso pensar qual sociedade queremos construir, que valores queremos ver. Para isso, é necessário uma maior participação popular, uma aposta na sustentabilidade, uma visão de longo prazo, um planejamento estratégico, tudo isso com muita transparência", pontuou.

Os dois principais desafios da máquina pública, segundo o governador, são melhorar a produtividade da economia e a qualidade de vida das pessoas. "Temos de fazer uma grande aposta na ciência e tecnologia, na inovação, em pesquisa. Temos de cuidar da questão da desigualdade, um freio ao desenvolvimento do País, e melhorar a infra-estrutura. Há uma nova pauta social em construção, o País percebeu que há uma estagnação, que as conquistas de ontem estão sendo colocadas em risco, e deseja construir um país melhor", ressaltou.
O secretário de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância do encontro. "Esta é a semana em que o Recife se transforma na capital nacional da gestão", assegurou, completando: "Estamos vivendo um novo ciclo, em que a população cobra do setor público a entrega de melhores serviços. Não basta o apenas o crescimento econômico, é preciso também um desenvolvimento social", afirmou o secretário.
O Seminário Internacional de Gestão Pública reúne cerca de 400 participantes, e segue durante todo o dia. O evento antecede o Encontro Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/02). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).