quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Miguel, o filho do governador, e as tulipas - Por Sílvia Bessa


Independentemente das questões partidárias (não, não tenho candidato a presidente, vou logo dizendo), acho que Miguel chegou no momento e no país certo - digo parafraseando o irmão dele falando que Miguel veio para a família certa. Porque avivará um debate necessário para o Brasil. Faço, portanto, questão de dizer: Bem-vindo, Miguel. E que seja feliz. 

A sensação de saber que se vai ganhar ou ganhou um bebê especial, por vezes, é igualzinha àquela que li na descrição de um texto anos atrás: é como se você tivesse planejado conhecer a Itália com amigos, comprado dezenas de guias de viagens, feito roteiro turístico para andar de gôndolas em Veneza ou ver o Coliseu e, quando desce do avião, alguém lhe diz “Bem vindo à Holanda”. Rapaz, como assim, estamos na Holanda? Os amigos foram para a Itália...Você olha para o lado e tudo é novo e diferente do planejado. Aí você vai em frente e, ao longo do caminho, você descobre: A Holanda tem dezenas de tulipas. Minha nossa, elas são lindíssimas! Então, começa a admirá-las progressivamente. Com o tempo, passei a prestar mais atenção e amar dez vezes mais as tulipas. E elas são mesmo lindíssimas, posso dizer. 

Tenho pensado nas tulipas nesses dias, desde que li notícia sobre o nascimento de Miguel, o quinto filho do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com a sua mulher, Renata, que tem Síndrome de Down. Pela nota do governador e felicidade vista na foto dos irmãos juntos, nota-se que eles já estão curtindo a tulipa da casa deles - sobrepondo momento naturalmente delicado de incertezas e inseguranças que cerca os pais/familiares de crianças especiais. 

Silvia BessaPelo tanto de amigas e amigos que tenho com filhos e filhas, netos e sobrinhos especiais, voltei algumas vezes ao tema e cheguei à conclusão: é inexorável que a chegada de Miguel venha a ampliar a visão de gestores sobre pessoas com necessidades especiais. Que direitos de pessoas especiais ganhem mais força na agenda presidencial e, sobretudo, na campanha presidencial, na qual está o governador Eduardo Campos. É inexorável que eu pense, e deseje sempre além, que a chegada de Miguel faça com que políticos influentes como Eduardo passem a admirar as tulipas e passem a cuidar melhor delas. 

Sílvia Bessa é Jornalista.. Saiba mais conhecendo seu facebook.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.