Especial para o blog
Literalmente derrubado por severa virose, eis que encontro tempo, e disposição, para ver TV - e me deparo com uma brusca mudança no conteúdo das pautas jornalísticas. O noticiário e programas de amenidades dedicam tempo quase exclusivo à Copa do Mundo. Com sentido positivo, exaltando o selecionado brasileiro, registrando uma multiplicidade enorme de manifestações populares de entusiasmo - ruas ornamentadas, depoimentos, pequenas histórias envolvendo torcedores de todas as idades, em toda parte.

É como se os canais televisivos, inclusive a autodenominada Venus Platinada, tivessem esgotado sua munição contra a realização do torneio em nosso País. Pois é claro se não houvesse o pleito presidencial em outubro, a grande mídia estaria fazendo a obra de sempre, na base do "pra frente Brasil". O que interessa hoje é reunir todas as forças e argumentos possíveis para enfraquecer a presidenta Dilma, e tentar derrotá-la - questão de honra e objetivo central da oligarquia financeira internacional e dos seus conjurados brasileiros. Assim, o tema Copa do Mundo, o maior exercício de distorção da realidade dos últimos tempos na mídia brasileira, vinha concentrando a munição direitista.
![]() |
Luciano Siqueira |
Por que, de repente, a grande mídia mudou de atitude? Certamente não terá sido por amor ao Brasil. É bem possível que pesquisas tenham revelado o que os barões midiáticos tanto temem: se posicionarem abertamente na contramão do sentimento da maioria da população. Se até o final das novelas é determinado em parte por pesquisa prévias, por que não terão pesquisado o humor do nosso povo antes de botar gosto ruim na Copa a partir de hoje?
Ora, quando a Copa se realiza em outros continentes, o Brasil inteiro se volta para a competição. Por que não aconteceria agora, a Copa aqui, diante dos nossos olhos e com chances reais de levarmos a taça, mesmo com a imensa campanha contra?
Oxalá o povo brasileiro obtenha a dupla vitória: conquiste o hexa e derrote, mais uma vez, a mídia todo poderosa.
Luciano Siqueira - Vice-prefeito do Recife