quinta-feira, 24 de julho de 2014

ELEIÇÕES 2014: Presidente do Cremepe apoia programa de Saúde de Eduardo Campos


O presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, declarou apoio da entidade ao projeto Saúde + 10, que prevê o aumento da vinculação de repasses da União para o financiamento da rede pública no país. "É muito positivo o que Eduardo Campos colocou em seu programa de governo em relação ao setor de saúde do Brasil. Destinar 10% do orçamento da União para a Saúde, implantar a carreira de estado para médico em todo o país e a adoção do revalida para médicos estrangeiros. Quem defende princípios que regem a boa medicina está em consonância com o que pensam a população e a categoria médica", afirmou Sílvio Rodrigues.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) também externou apoio ao projeto Saúde + 10. A confirmação do engajamento a esta proposta ocorreu durante a inauguração do Comitê Central da campanha do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos. Na solenidade, realizada em São Paulo, o presidente do CFM, Roberto Luiz dAvila, discursou em nome de todas as entidades e grupos da sociedade civil organizada que têm apoiado à proposta e que ajudaram a juntar mais de dois milhões de assinaturas que viabilizaram o projeto de iniciativa popular sobre o tema.


"A saúde passa por um momento de crise profunda. Precisamos de mais recursos e também de melhor gestão para tornar o SUS uma realidade", enfatizou dAvila. Em sua participação, ele lembrou que a grande maioria dos 400 mil médicos querem mudança na forma de fazer política no Brasil e esperam contribuir para esta renovação ocorra. "Cada um tem o direito de expressar sua posição ideológica. No entanto, as pesquisas mostram que a população exige mudanças na gestão pública", lembrou.

Pessoal - Roberto dAvila ressaltou que seu posicionamento é de caráter pessoal, mas recomendou aos colegas que evitem apoio a lideranças ou políticos que não expressem compromisso com a saúde e que tenham optado pelo caminho de tornar o médico culpado pelos numerosos problemas na assistência. Acompanhado pela sua vice, Marina Silva, o ex-governador Eduardo Campos elogiou o posicionamento do presidente do CFM e assumiu o compromisso de, se eleito, discutir pontos importantes para a gestão da saúde no Brasil.

Segundo ele, há dinheiro no Orçamento da União para melhorar o investimento na assistência, como quer o movimento Saúde + 10. Outras metas são a criação de uma carreira pública para o médico do SUS e o estabelecimento de canais de diálogo com as entidades representativas da categoria para encontrar respostas aos problemas que afligem o atendimento e o ensino médico. "Vamos fazer uma política pública com os médicos, respeitando os direitos", disse. "É dizer sim à saúde, e não ao desperdício, à corrupção", acrescentou.

Em seu discurso, Campos voltou a criticar o Mais Médicos, uma das bandeiras do atual Governo. "Nunca imaginei que era possível fazer uma política pública de saúde criminalizando os médicos ou jogando o povo contra os médicos brasileiros. Vamos fazer uma política pública com os médicos, com todos os profissionais de saúde, formando brasileiros no interior do Brasil para cuidar dos brasileiros; ampliando, nas universidades públicas, a formação, não só na graduação, mas nas especialidades que o Brasil precisa. E em debate com suas entidades, respeitando o que há de organizado, e não impondo à sociedade, como se faz quando os governos não acreditam no diálogo."

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.