quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Governistas contestam a Paraná Pesquisas



Tem muita gente desconfiando desta primeira pesquisa divulgada pela Revista Época para presidência. Primeiro porque durante o primeiro turno não se tem notícias que o instituto tenha feito algum trabalho, e segundo, a empresa teria ligações com o governador eleito, aliás, reeleito por lá, Beto Richa, do PSDB. É que diz o portal O Cafezinho.

O resultado da pesquisa foi muito favorável a Aécio Neves, que partiu com quase 10% de frente sobre Dilma, e por isto, principalmente os petistas, estão contestando o resultado. A mesma coisa acontece quando institutos ligados ao governo, como Ibope e Vox Populi divulgam seus números. Geralmente tem alguma coisa que gera debate.

Ah! Um outro instituto que não conheço, o Véritas, acaba de divulgar outra pesquisa, e nela Aécio Neves (PSDB-MG) coloca uma vantagem de quase dez pontos sobre a presidente Dilma Rousseff, do PT. Se as eleições fossem hoje, ele teria 54,2% dos votos válidos contra 45,2% de Dilma.

A pesquisa foi registrada pelo Instituto Veritá, entre os diias 6 e 8 de outubro, com 5.165 eleitores de todo o País e registrada junto ao TSE sob o número BR-01067/2014.
Vamos aguardar os próximos institutos se pronunciarem, e comparar os dados.

Outra coisa. Tem sites e portais em nível nacional, ligados ao governo, ou contra o governo, como o Brasil 247 e Pragmatismo Político, que claramente fazem um jornalismo tendencioso, e suas matérias alimentam o facebook. Historicamente a Folha e a Globo são tucanas, provavelmente alguns portais tenham sido criados para balancear as notícias na internet. O problema é quando se criam factóides, como aconteceu com Marina Silva, que sofreu uma enxurrada de acusações indevidas e não conseguiu reverter a perda motivada por este tipo de campanha. Algumas dessas acusações nasceram pelas ideias dos marketeiros de campanha, mas outras vieram de pseudo veículos de comunicação na internet.

Não falo dos blogs, pois estes, sendo em sua grande maioria pessoais, são por natureza tendenciosos, e acho que podem e até devem ser, pois se trata da opinião de uma pessoa sobre o assunto que escolheu, diferente de um portal jornalístico, que trabalha no formato de uma empresa. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.