De olho no voto dos pernambucanos, principalmente depois que o PSB do futuro governador Paulo Câmara e da família Campos anunciou apoio a Aécio Neves, a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, estará no estado na próxima semana.
Acompanhando Dilma, o ex-presidente Lula virá cumprir um papel fundamental, já que tem grande prestígio no estado, idolatrado pelas classes mais populares. Lula e Eduardo eram os dois principais cabos eleitorais em Pernambuco, mas com a morte do ex-governador, a figura do ex-presidente não conseguiu reverter a onda causada pela comoção no estado.
Lula e Dilma estarão na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, onde o número de votos para a candidata do PT foram menos expressivos. Com Paulo Câmara colocando uma diferença esmagadora sobre Armando Monteiro, foram mais de 1,7 milhões de votos. Dilma perdeu para Marina no estado, mostrando a força do PSB. O receio petista é que a transferência de votos dos socialistas para Aécio tire parte da grande vantagem que Dilma tem no Nordeste. Aécio só teve pouco mais de 5% dos votos no estado. Se equilibrar as forças, já é grande vantagem para ele.
E por falar nele, o tucano também virá ao estado, e provavelmente até antes de Dilma e Lula. Aécio prometeu vir visitar Renata Campos, agradecer o apoio que o PSB ofertou a sua candidatura, que teve o aval antecipado da esposa de Eduardo, e afirmar que levará o legado do amigo ao Brasil, caso eleito.
Pernambuco é o segundo colégio eleitoral do Nordeste.
Pernambuco é o segundo colégio eleitoral do Nordeste.