quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Novas informações sobre a eleição de Pedro Falcão para a Reitoria da Universidade de Pernambuco



A Universidade de Pernambuco (UPE) já tem conhecido o futuro reitor que comandará a instituição de 2015 a 2018. Foi realizada nesta terça-feira (30), em todas as suas unidades, inclusive nos hospitais, a eleição para os novos reitor e vice-reitor, sangrando-se vitoriosa a chapa 2, encabeçada pelo professor Pedro Falcão, que tem a professora Socorro Cavalcanti na vice. A votação ocorreu durante todo o dia e noite, chegando à apuração já na madrugada da quarta-feira (01/10). O resultado oficial estará no site da universidade, nesta sexta-feira.

Estivemos acompanhando a movimentação durante o dia. Companheiros de Pedro e Socorro se multiplicaram para acompanhar a votação em todos as unidades, em cada sessão. Pedro começou o dia em Recife, onde visitou várias unidades da UPE, depois seguiu para Garanhuns, e ainda retornou para Recife, onde chegou já no final da noite. Cerca de 50 pessoas esperaram na Reitoria o resultado, que não saiu ainda de forma oficial, devido à complexidade da apuração, que transforma em percentuais a totalidade dos votos. Algumas urnas seriam apuradas na manhã desta quinta-feira, mas a diferença colocada pela Chapa Compromisso e Participação, de Pedro e Socorro, não poderia mais ser tirada. No momento da pausa, às 3h da madrugada, estava 45,87%, a 32,34% (Chapa 1) e 20,77% (chapa 3).

Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, concorriam com o ex-Reitor Emanuel Dias, que tinha Pedro Alcântara na vice; e Belmiro Cavalcanti com Mauro Barros. A eleição na Universidade tem caráter paritário para professores, estudantes e servidores da instituição. O total de votos válidos de cada categoria corresponde a 33,3% da totalidade, feita sempre sobre os percentuais. A eleição envolve milhares de pessoas, do litoral ao sertão.

A professora Socorro Cavalcanti será a primeira mulher na história da UPE a ocupar a nova função. A chapa vitoriosa sucede o reitor Carlos Calado e o vice Rivaldo Mendes a partir de 1º de janeiro de 2015.

BIOGRAFIA – Pedro Henrique de Barros Falcão, 50 anos, natural de São João – PE, mas construiu sua carreira acadêmica em Garanhuns, onde mora há mais de 30 anos. Casado e pai de três filhas, todas garanhuenses. 

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Foi Presidente do Conselho Regional de Biologia da 5° Região. Professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco (UPE), foi vice-diretor em dois mandatos do campus da UPE em Garanhuns (1997 a 2001 e de 2001 a 2005), diretor por dois mandatos dos campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro (2005 a 2009 e de 2009 a 2013), quando ajudou a implantar os campi da UPE em Arcoverde e Serra Talhada. 

Em 2014, assumiu a Pró-Reitoria de Administração da UPE (Proadmi). Assumiu no início deste ano a Secretaria-Executiva de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, de onde se afastou para disputar a Reitoria da Universidade de Pernambuco.

Terá a missão da infraestrutura na interiorização da UPE, que iniciou no Governo Eduardo Campos. Não haveria ninguém melhor, pois Pedro passou as dificuldades de ser filho de feirante que foi estudar na capital. Transformou a UPE Garanhuns, que foi reconhecida para conduzir a criação de outros polos no interior do estado, e conta com o apoio e a confiança de milhares de pessoas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.