A UPAE Garanhuns faz homenagem em seu nome a um grande médico de família tradicional em Garanhuns e em Pernambuco, Dr. Antônio Simão dos Santos Figueira. Embora gostasse de ser chamado de professor, por sua dedicação ao ensino, e também por sua passagem pela Faculdade de
Medicina de Pernambuco, Antônio Figueira foi reconhecido por suas várias atuações em favor da sociedade de sua época, principalmente atuando na saúde.
Para mostrar um pouco desta história, a UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira inaugurou uma galeria com cópias reprográficas de documentos históricos, como seu Diploma de Médico, expedido pela Faculdade Federal do Rio de Janeiro, em 1931. Há também seu registro no CRM, depois Cremepe, com a Inscrição 001/1958-PE. Trata-se da primeira inscrição do Cremepe no estado. Os registros fazem parte do arquivo da família, guardados os originais como verdadeiras relíquias.
Profº Antônio Figueira foi membro correspondente de Institutos Internacionais de Medicina, como a Sociedade Francesa de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria, além de ter recebido homenagens da Comunidade Japonesa no centenário da Imigração. Foi também sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Hematologia. A mostra na galeria é somente uma parte selecionada do que foi encontrado pela coordenação da UPAE a Assessoria de Comunicação da Unidade.
O livro “Antônio Figueira, um médico estadista de Pernambuco”, dos autores Luís Carvalheira de Mendonça e Vírginia Pernambucano de Mello, também serviu de fonte de pesquisa.
"Ficamos felizes em poder mostrar às pessoas que passam pela UPAE, um pouco da história do Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, nosso patrono, principalmente nesta área da saúde, onde estamos
proporcionando atendimento médico de qualidade a pacientes de toda a região, que recebeu seu carinho por tantos anos" - Registra Gustavo Amorim, coordenador geral da UPAE Garanhuns.
Dentre outros importantes registros, podemos destacar:
- Diploma de Ordem de Mérito Médico, concedido pelo Presidente da República do Brasil e o Ministro da Saúde. Publicado no Diário Oficial da União em 12 de Janeiro de 1967.
- Medalha Pernambucana do Mérito, concedida pelo Governador do Estado de Pernambuco, Exmo. Sr. Paulo Guerra, em 25 de Janeiro de 1967.
- Placa alusiva à inauguração do edifício sede da Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, em 19 de Janeiro de 1958, com a presença do Presidente da República, Exmo. Sr. Juscelino Kubitschek.Registre-se que Dr. Antônio Figueira era Diretor da Faculdade.
- Diploma de Mérito Médico conferido pela Fundação de Saúde Amaury de Medeiros, pelos relevantes serviços prestados à saúde de Pernambuco. Registro de 12 de Março de 1975. A antiga FUSAM depois se transformou na Secretaria de Saúde do Estado.