quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Tudo sobre o Natal de Triunfo



 Este ano, Triunfo tem como tema o Resgate das Memórias Natalinas‏

As luzes e cores do Natal vão iluminar o ponto mais alto de Pernambuco, a cidade de Triunfo, localizada a 399 km do Recife. O clima das festas de fim de ano estará nas ruas do município, a partir do dia 4 de dezembro, através de uma programação cultural recheada desenvolvida pelo Sesc Pernambuco. Os moradores do município e os turistas poderão conferir e se encantar com a nona edição do projeto “Sesc no Natal de Triunfo”, que esse ano explora como tema a hastag #retratos.

O Papai Noel chega de teleférico
A proposta é traduzir, através dos sentidos, o resgate das memórias natalinas e o fortalecimento das identidades. Para isso, a abertura da ação será realizada pela Mostra de Coreografia dos grupos do Sesc, das unidades de Casa Amarela (Recife), Piedade (Jaboatão dos Guararapes), Arcoverde, Petrolina, Garanhuns e Belo Jardim. A apresentação, aberta ao público, acontece próximo à Capela do Bairro do Rosário, a partir das 19h. Em seguida, às 20h, haverá o espetáculo da Companhia de Dança do Sesc Ler Araripina. Simultaneamente, os moradores do bairro de Santo Antônio poderão contemplar “Eu vim da Ilha”, do grupo de dança de Petrolina.

Durante o primeiro final de semana, a agenda traz entre as atrações a apresentação de Ritos Urbano, no Centro de Convenções, além de várias atividades descentralizadas, como a mostra do Grupo de Violinos, Maracatu Nação Serra Grande do Pajeú, grupo de Choro e o espetáculo Sine Qua Non. A programação também conta com exposições variadas, que abordam a temática do Natal desse ano através de fotos, brinquedos, presépios, Santos e Marias. No dia 7, será abertura no “Jardim das Esculturas”, às 22h, no CTL Sesc Triunfo. A noite terá como atração “A Cristaleira”, com Jéssica Caitano. No dia seguinte, a exposição “Um Pé de Foto” ganha espaço. Ela é o resultado da oficina de fotografia ministrada por Rodolfo Araújo e Álvaro Severo. Ainda integram a grade “Com Açúcar e Com Afeto”, de cartões natalinos, “Presépios”, no convento São Boa Ventura, “A Criança que Habita em Mim”, “Passado e Presente” e “(In)Sanidade”, “Os Mantos de Maria”, “Maria, Marias” e “Santo, Santo, Santo”.

Estivemos em Triunfo este final de semana
Os bairros do Rosário, Santo Antônio, Canaã, Jericó e a Praça Dona Marizete ganham a visita da unidade móvel do BiblioSesc. A biblioteca volante, que integra o projeto pela primeira vez, leva leitura e conhecimento ao público de todas as idades. São cerca de três mil obras, entre clássicos da literatura, aventura, ficção e histórias reais, que chegam às mãos de leitores. A ação acontecerá de 8 a 12 de dezembro, e contará também com contação de histórias.

Já entre os dias 18 e 21, a cultura popular toma a cidade. Em pontos descentralizados, haverá quadrilhas estilizadas, bois, ursos, bandas marciais, reisado, grupos de frevo e sanfoneiro. Na véspera do dia do Natal (24), a programação tem início às 11h, na Capela do Rosário, com Anastácia Rodrigues e o sanfoneiro Luzico. À noite, às 18h, tem a “Hora do Ângelus”, no CTL Triunfo, e um concerto no Lago João Barbosa Sitônio, às 22h. 

No dia de Natal (25), das 14h às 16h, o Natal das Crianças contará com oficinas de malabares, cama elástica, apresentações de palhaços, diabolô, lira e mágicos, tudo na Estação Teleférico. Durante a tarde, os meninos e meninas vão se encantar com o desfile do Papai Noel, que traz com ele a Trupe Pernaltas Garimpeiros da Arte, os Caretas, de Triunfo, o Maracatu Nação Serra Grande do Pajeú, o Grupo Renascer do Sertão, o Cobra da Bexiga Lixa, a Orquestra Isaias Lima, o Reisado dos Vieiras, o Pastoril do Lar Santa Elisabete, Cambidas de Triunfo, as Postoras, Bicharadas e os Cavaleiros Templários. Às 18h, a Hora do Ângelus, no CTL Sesc Triunfo traz a apresentação de Anastácia Rodrigues e do sanfoneiro Luzico. Às 20h, o Coral Vozes do Guarany se apresenta em frente ao Theatro Cinema Guarany, e, às 21h, Anastácia Rodrigues volta ao palco para encerrar a noite no Lago João Barbosa Sitônio.

No dia 26, a partir das 20h, o Sesc marca presença com os grupos Coral Vozes Sertão, Guardas Romanos, Ana Cristina e Djaelton Qurino, na Festa da Padroeira da cidade, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. A programação segue até o dia 6 de janeiro e pode ser conferida no site www.sescpe.com.br/natal-triunfo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.