HRDM passou por reformas estruturais em 2014 |
A expansão e regionalização da rede de saúde no Estado, prometida em campanha por Paulo Câmara vai começar por Garanhuns. O governador anunciou em entrevista, que o primeiro hospital a ser construído será o Mestre Dominguinhos, às margens da BR-423, próximo à entrada do Distrito de São Pedro, que aliás, também recebeu investimentos e foi asfaltada pelo governo socialista estadual.
As informações foram detalhadas pelo secretário estadual de Saúde, oncologista José Iran Costa Júnior, 47 anos, após a cerimônia de transmissão de cargo na secretaria. Segundo ele, mais de R$ 25 milhões já estão garantidos no orçamento do Estado para a obra do novo hospital. Os projetos estão concluídos e nos próximos meses deve ser aberta a licitação.
O terreno onde será erguido o Mestre Dominguinhos foi desapropriado pelo ex-governador Eduardo Campos, na época em que Câmara era secretário de Estado. Falta agora pagar pelo terreno onde a estrutura de 12 mil metros quadrados será implantada. O hospital terá emergência para adultos e crianças, ambulatórios, bloco cirúrgico e maternidade. A previsão é de que o atual regional, o Dom Moura, funcione como hospital-escola da Universidade de Pernambuco, que tem o curso de medicina em Garanhuns. Há também a possibilidade de municipalização do HRDM.
Na entrevista, o governador confirmou a construção de novos hospitais também em Serra Talhada e Petrolina. O de Serra, segundo José Iran Costa, vai exigir investimento federal de R$ 34 milhões. Os projetos ainda serão elaborados. A licitação só deve ser aberta no segundo semestre ou início de 2016.