Benção da Bandeira, de José Cláudio, ilustra a Revolução de 1817 em Pernambuco |
Pernambuco começa a contagem regressiva para o bicentenário da Data Magna, como ficou conhecido o dia 6 de março de 1817, quando foi deflagrado o movimento republicano de emancipação da então província em relação ao domínio português. Nesta terça-feira (10), no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara instituiu uma comissão responsável pela organização das comemorações em 2017.
A Comissão Organizadora do Bicentenário da Revolução de 1817 está formada por representantes das secretarias estaduais da Casa Civil (responsável pela coordenação do grupo), Cultura e Educação; Prefeitura do Recife; Assembleia Legislativa; Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); Academia Pernambucana de Letras (APL); Ministério da Cultura (Minc) e Comitê Pernambuco 2017. Cada órgão indicará dois membros.
No evento desta terça, estiveram presentes pessoas ligadas a essas instituições, aos três poderes, além de historiadores. O decreto de instalação da comissão, com os nomes dos integrantes, será publicado na edição de quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado.