A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns (IPCG) completou 115 anos de Fundação no dia 22 de janeiro. O momento foi marcado pela realização de um Culto de Gratidão na IPCG.
Neste fim de semana, sábado e domingo, dias 21 e 22 de março serão realizadas as comemorações oficiais pela passagem da data. Hoje e amanhã a Igreja celebra o aniversário com a participação do Coral Semírames Bezerra, Grupo Voz e Melodia e do Rev. Sérgio Vitalino – Pastor da Igreja Presbiteriana de Boa Viagem (Recife).
O Culto deste sábado (21) está marcado para começar às 19h30 e o de amanhã (22) às 19h. As comemorações pelo aniversário da Igreja seguem por todo o ano.
História
A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns foi idealizada pelo missionário e médico norte-americano George William Butler - natural da Georgia (EUA). Casado com Humphrey Butler, estudou medicina em Baltimore (EUA) e chegou ao Brasil em 1883. Em 1894, passou a morar em Garanhuns, onde trabalhava como missionário presbiteriano e médico, já que nessa época houve uma epidemia de febre amarela na cidade.
Em 1895, ele fundou a Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns. Neste ano, em Garanhuns, foram batizados os primeiros conversos protestantes presbiterianos. Um deles foi o Reverendo Jerônimo Gueiros, educador e jornalista.
A Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns foi oficialmente organizada em 22 de janeiro de 1900. Seu primeiro pastor foi o Rev. Martinho de Oliveira.
Fonte: Blog Igreja Central de Garanhuns - http://ipcentralgaranhuns.blogspot.com.br/
Texto: Jacqueline Menezes / Foto: Marcelo Jorge