terça-feira, 21 de abril de 2015

PERNAMBUCO DE LUTO: Secretaria de Cultura e Fundarpe lamentam morte de Mestre Camarão



As portas do céu se abriram no feriadão e três pernambucanos subiram para lá. Depois de Manoel Santos, o mundo da política ficou chocado com a morte prematura de Pedro Eugênio. E pra findar, a arte perdeu o Mestre Camarão.

Instituições, gestores públicos e artistas passaram o dia lamentando, através de notas, a morte do Mestre Camarão. 

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) emitiram nota pelo falecimento do sanfoneiro Camarão, na manhã desta terça-feira, em função de complicações provocadas por uma infecção generalizada. Mestre para mais de 150 sanfoneiros, ele era patrimônio vivo do estado desde 2003 pelas contribuições prestadas à cultura pernambucana.

Na nota enviada à imprensa, o secretário de Cultura, Marcelino Granja, e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destacam a contribuição de Camarão para cultura nordestina.

Confira o texto:

"Em nome de todos que fazem a gestão estadual de Cultura, o secretário Marcelino Granja e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto lamentam o falecimento do sanfoneiro Camarão, patrimônio da cultura pernambucana. Nascido Reginaldo Alves Ferreira, o nosso mestre da sanfona partiu na manhã deste 21 de abril, aos 74 anos. 

Natural de Brejo da Madre de Deus, Camarão dedicou a maior parte de sua vida à música, sobretudo, à sanfona. O interesse pelo instrumento surgiu dentro da própria família. Foi nos oito baixos do seu pai que ele tocou “Maria Bonita” com apenas sete anos de idade. Aos 20, ingressou na Rádio Difusora de Caruaru e já com uma carreira bastante influenciada por Luiz Gonzaga, criou em 1968 a primeira banda de forró do Brasil, a "Banda do Camarão". 

Após mais de meio século animando a música nordestina e formando novos sanfoneiros - especialmente na Escola Acordeom de Ouro, fundada por ele e localizada em Areias (Recife) -, Camarão parte deixando um rico repertório e um exemplo de dedicação à difusão da nossa cultura. Que a alegria de suas imortais criações e seu exemplo de mestre generoso sigam inspirando não apenas as novas gerações de sanfoneiros, mas a todos nós, que assumimos como missão contribuir para a formação cultural da nossa gente".

Marcelino Granja (Secretário de Cultura de Pernambuco) 
Márica Souto (Presidente da Fundarpe)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.